Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
desenvolvimento sustentado; deseconomia; descontinuidade.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


desenvolvimento sustentado; deseconomia; descontinuidade.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?



:: DESCONTINUIDADE

- estrutura geológica plana que interrompe a continuidade física das rochas, causando a sua compartimentação.


:: DESCONTO

- valor de dedução no valor total de uma dívida paga antes do prazo de vencimento, ou dado por se fazer uma compra à vista, que é designado desconto simples. Temos o desconto composto determinado pela diferença entre o valor futuro de um título e seu valor atual se resgatado antes do prazo o desconto será desfavorável ao cliente pois irá ser descontado taxas do valor inicial ( ao invés de ganho haverá perda ).


:: DESECONOMIA

- aumento nos preços médios devido a modernização no sistema de produção. Dois tipos de deseconomia a interna e a externa. Deseconomia interna expansão de firmas individuais

DESECONOMIA

"Um aumento nos preços médios da produção que surge quando a escala de produção é incrementada. Há uma diferença importante entre deseconomia interna e deseconomia externa. As deseconomias internas surgem como o resultado da expansão de firmas individuais. Sua fonte principal é a possibilidade de os custos administrativos aumentarem por unidade de produção, o que, por sua vez, é o resultado do acréscimo dos problemas de coordenação de atividades em maior escala, da extensão da hierarquia administrativa e do crescimento da burocracia. Embora, logicamente, se espere que possa haver escalas de produção para as quais ocorram tais deseconomias, na prática parece que as grandes firmas são capazes de evitá-las pela especialização das funções administrativas, pela introdução de equipamentos mecânicos e eletrônicos (por exemplo, computadores) e pela delegação de autoridade e responsabilidade para evitar demoras e estrangulamentos. Há, entretanto, pouca informação empírica sobre deseconomias internas. Deseconomias externas surgem como um resultado da expansão de um grupo de firmas, essa expansão criando aumento de custos para uma ou mais delas. Tais deseconomias são usualmente classificadas em: (i) Pecuniárias: são as que surgem de aumentos nos preços dos insumos causados pela expansão de firmas que os utilizam; por exemplo, a expansão da indústria de construção pode causar aumento nos salarios dos pedreiros, criando assim uma deseconomia externa pecuniária para cada uma das firmas que empregam pedreiros (supõe-se que a expansão de apenas uma dessas firmas não causaria um aumento de salários); (ii) Tecnológicas: esta categoria tende a incluir todas as que não se enquadram no primeiro grupo. Por exemplo: à medida que as firmas de uma certa área se expandem, aumenta o congestionamento das estradas devido ao aumento de entregas, carretos etc., e isto aumenta o preço dos transportes para todas as firmas; do mesmo modo, a expansão de um grupo de indústrias químicas localizadas ao longo das margens de um rio faz aumentar a descarga de efluentes no rio, aumentando assim os custos de tratamento e uso da água para as empresas situadas a jusante" (Bannock et alii, 1977)



:: Desembargador

Título tradicional dos membros dos Tribunais de Justiça dos Estados. No Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul atuam 125 desembargadores.


:: Desembargador

- Título dos juízes membros dos Tribunais de Justiça dos Estados. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, de acordo com a LC 59/2001 (Lei de Organização e Divisão Judiciárias), é composto por 60 Desembargadores.


:: DESEMBOCADURA

- abertura, saída , ou ponto de descarga de um curso de água, ou mesmo nome dado a abertura de que promove o acesso no interior de uma gruta .


:: DESEMPENHO AMBIENTAL

- medidas estabelecidas por uma organização em relação ao cuidado com o ambiente , principalmente à diminuição de seu impacto ambiental global. Na área de certificação, termo utilizado para caracterizar os resultados mensuráveis do sistema de gestão ambiental relacionados ao controle dos aspectos ambientais de uma organização, com base na sua política ambiental e metas ambientais.


:: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

- crescimento econômico aumento do Produto Nacional Bruto , per capita , aumento da produção de bens por uma economia, a qual é acompanhada pelas transformações estruturais, como avanço nas inovações tecnológicas e empresariais . O desenvolvimento visa melhorar a qualidade de vida e melhor ambiente para se viver, através da preservação, conservação , conscientização , gerando riquezas para o país e sua população , melhorando distribuição de renda .


:: DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO

- modelo de transformações naturais , econômicas, sociais, culturais e institucionais, que buscam assegurar melhores condições de vida e de produção, sem deteriorar o meio ambiente, nem comprometer as bases de um desenvolvimento idêntico no futuro.


:: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

- desenvolvimento sim, com responsabilidade com as gerações atuais e futuras. Estes processos visam as transformações , nas quais as explorações dos recursos naturais , as diretrizes de investimentos, fenômenos econômicos, orientações dos desenvolvimentos tecnológicos e as mudanças institucionais sejam consistentes com as necessidades atuais e futuras. Desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de as futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades" (Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento apud IUCN/PNUMA, 1991). Desenvolvimento sustentado também está relacionada à de riqueza constante, no sentido de que cada geração deve deixar para a próxima pelo menos o mesmo nível de riqueza, considerada como a disponibilidade de recursos naturais, de meio ambiente e de ativos produtivos. Portanto o desenvolvimento que alicerça na utilização de um recurso natural ou na degradação do meio ambiente, a sociedade será responsabilizada e deverá empregar parte do resultado dessa operação na reconstrução do ambiente e na formação de estoques de ativos produtivos.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados