Depósitos de tálus; depósitos flúvio-marinhos.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?
:: DEPÓSITOS DE TÁLUS
- depósito constituído predominantemente de fragmentos rochosos grandes e angulosos originados da fragmentação de rochas situadas em zonas escarpadas com fortes declives. O mesmo que tálus.
:: DEPÓSITOS DE TRANSBORDAMENTO
- depósito formado por sedimentos transportados pelas águas das enchentes dos rios, e levados por sobre os diques naturais, inclusive dando origem a estes, bem como preenchendo depressões nas barras em pontal, nos canais abandonados, e, principalmente, formando os depósitos de várzeas através do acréscimo lateral.
:: DEPÓSITOS FLÚVIO-MARINHOS
- são acumulações sedimentares originadas pela ação combinada de processos fluviais e marinhos , são encontrados em planícies costeiras e em deltas marinhos.
:: DEPÓSITOS FLÚVIO-MARINHOS
- estes depósitos originam-se pela ação combinada de processos fluviais e marinhos.
:: DEPÓSITOS HALOGÊNICOS
- formados pelos elementos químicos F ,Cl , B , I o grupo dos halogéneos de que faz parte o cloro, o bromo e o iodo, etc., são designados por halogéneos, nome que significa geradores de sais; estes elementos são dotados de grande reactividade química e reagem com quase todos os elementos formando haletos. Os haletos dos elementos metálicos são iónicos; é a partir destes sais que normalmente se obtêm os halogéneos, pois não existem livres na Natureza.O estado físico dos halogéneos varia gradualmente ao longo do grupo: o primeiro elemento, o flúor, é um gás à temperatura ambiente e é difícil de liquefazer; o segundo elemento, o cloro, é ainda gasoso à temperatura ambiente mas é substancialmente mais fácil de liquefazer; o terceiro elemento, o bromo, é líquido e o quarto, o iodo, é sólido. Todos estes elementos são muito tóxicos produzindo queimaduras difíceis de curar. Formam compostos binários praticamente com quase todos os elementos e a reacção processa-se, muitas vezes, de maneira espontânea, à temperatura ambiente.
:: DEPÓSITOS HEMIPELÁGICOS
- acumulações sedimentares em mar aberto e profundo, normalmente próximas à margem continental, constituídas de partículas finas que apresentam, em associação a restos de organismos planctônicos, um significativo teor de elementos terrígenos depositados a altas taxas e comumente envolvem processos de redeposição através de correntes de turbidez ou geostróficas.
:: DEPÓSITOS HIDROTERMAL
- hidrotermal - hidro=água; termal=quente]
fluido aquoso aquecido, combinado ou não com outras fases fluidas (CO2 principalmente) em várias proporções, geralmente no estado supercrítico e fortemente reativo, com proveniência mantélica, ígnea ou metamórfica, podendo ainda ter origem meteórica, marinha ou sedimentar em correntes de convecção aquecidas por intrusões ígneas.
Caldas Novas no Estado de Goiás - Brasil é o maior manancial hidrotermal do mundo. estreita ligação entre as temperaturas de formação dos depósitos hidrotermais e suas profundidades de formação, daí serem classificados em hipotermais, mesotermais e epitermais. ), foram produzidas diversas soluções hidrotermais que afetaram as rochas encaixantes nas proximidades do corpo de minério, bem como do próprio minério, originando um novo tipo de minério, aqui designado como minério maciço hidrotermal.
Fonte hidrotermal é o nome dado às fendas que ocorrem entre duas placas tectônicas cobertas por água. Destas fendas jorra uma mistura formada por água e compostos químicos que se infiltraram e entraram em contato com o magma. Relacionado com soluções aquecidas ascendentes, que alteram a composição química das rochas atravessadas.
:: DEPÓSITOS HIPOTERMAL
- água mineral que emerge a uma temperatura inferior a 25ºC.Classificação da água mineral que se baseia apenas na sua temperatura de emergência que é 4°C mais elevada que a temperatura média anual do local onde emerge. Águas minerais formados a grandes profundidades, sob altas condições de pressão e temperatura, por soluções quentes ascendentes derivadas de rochas ígneas em consolidação. Os depósitos hipotermais incluem veios e substituições formados ao longo das fendas das rochas.
:: DEPÓSITOS HIPOTERMAL
- depósitos de minerais formados a grandes profundidades, sob altas condições de pressão e temperatura, por soluções quentes ascendentes derivadas de rochas ígneas em consolidação, incluem veios e substituições formados ao longo das fendas das rochas.
:: DEPÓSITOS LACUSTRE
- os ecossistemas lacustres estão localizados entre o Campo de Dunas e a Zona da Praia, compreendidos em uma faixa longitudinal. Depósitos sedimentares acumulados no fundo de um lago , onde a fauna e flora associadas são em geral de água doce , reflete as características ambientais.
Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.
Achou esta página útil? Então....
Curta ou Compartilhe com os amigos: