Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
Colimetria; coleção nuclear; coleóptilo.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


Colimetria; coleção nuclear; coleóptilo.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?



:: COLEÇÃO NUCLEAR

- É uma coleção que representa com o mínimo de repetição, a diversidade genética de uma espécie cultivada e de suas espécies relacionadas. O conceito de coleção nuclear é aplicado em coleções de germoplasma com 10 a 15% do tamanho da coleção original, representando 70 a 80% da variabilidade genética disponível na espécie de interesse e nos parentes silvestres. O restante da coleção permanece na reserva como fonte de genes para futuras utilizações. Embora uma coleção nuclear nunca substituirá uma coleção base ou mesmo uma coleção de trabalho muito especializada, sua estrutura e dimensão são fatores decisivos para estimular o usuário a utilizar o germoplasma com mais freqüência do que aquele mantido na tradicional coleção ativa.


:: COLEÓPTILO

- nome dado a primeira folha das gramíneas.


:: COLEÓPTILO

- envoltura protetora que cobre o ápice do embrião das gramíneas.


:: COLETA

- é usado com referência a impostos, arrecadação, significa também o ato de recolher objetos, correspondências, etc. Em recursos genéticos vegetais , é o ato de coletar o germoplasma de cultivos agrícolas, de parentes silvestres ou mesmo de outras espécies que despertam interesse científico e econômico. Em botânica, é o ato de coletar partes de palntas ou mesmo indivíduos em seu habitat natural , processá-los devidamente e arquiva-los em herbários.


:: COLETA SELETIVA

- é uma alternativa ecologicamente correta que desvia, dos aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que podem ser reciclados. São previamente separados, na fonte geradora, isso evita sua contaminação por outros componentes do lixo e também maior aproveitamento. Com medidas simples grandes objetivos são alcançados, tais como vida útil dos aterros sanitários, meio ambiente menos contaminado, aproveitamento de matéria prima reciclável, diminuindo assim a extração nas fontes naturais. No Brasil existe coleta seletiva em várias cidades , sendo que a maior parte dos casos a coleta é realizada pelos catadores, organizados em cooperativas ou associações . Existem quatro grupos principais de materiais recicláveis, e as lixeiras e caçambas utilizadas para sua coleta possuem cores específicas; azul para papel, amarelo para metal, verde para vidro e vermelho para plástico.


:: COLHEITA

- usa-se a palavra colheita tanto para expressar o ato de retirar a safra agrícola de um determinado período, como o ato de colher ou apanhar destes produtos.


:: COLIFORMES

- estão presentes em grandes quantidades nas fezes do ser humano e dos animais de sangue quente. A sua presença na água não representa por si só, um perigo à saúde mas é indicador de outros organismos que causam grandes problemas. Inclui todos os bacilos aeróbicos ou anaeróbicos facultativos, gramnegativos, não esporulados, que fermentam a lactose com produção de gás dentro de 48 horas , a 35°C.


:: COLIFORMES FECAIS

- são bactérias , muitas vezes usadas como indicadores da qualidade sanitária da água, reproduzem-se ativamente a 44,5°C ao atingirem esta temperatura são capazes de fermentar o açúcar e a lactose, com produção de ácido e gás.
Os principais indicadores de contaminação fecal são as concentrações de coliformes totais e coliformes fecais, expressa em número de organismo por 100ml de água não podendo ultrapassar 4.000 por amostragem.
Incluem-se nos coliformes fecais os géneros bacterianos Eschericha coli e Klebsiella pneumpniae.



:: COLIMETRIA

- determinação de quantidade de bactérias do grupo coli, expressa em número , em uma determinada quantia de água.


:: COLMATAGEM

- deposição de partículas finas atulhamento ou enchimento , na superfície e nos interstícios de um meio poroso permeável, por exemplo o solo ,contribuindo assim para maior permeabilidade , podendo ocorrer por meios naturais ou mesmo induzido pelo homem.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados