Zona de saturação; zona de oxidação; zona de metamorfismo.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?
:: ZONA DE LIVRE COMÉRCIO
- acordo firmado entre um grupo de países onde a circulação das mercadorias produzidas nos seus territórios seja livre de maiores taxas.
:: ZONA DE METAMORFISMO
- conjunto de processos geológicos , reajustamento químico, mineralógico, textual e estrutural, no estado sólido, de qualquer tipo de rochas quando expostas a determinadas condições como ao calor e à pressão do interior da terra . Tipos de metamorfismos: fundo oceânico, orogênico, dínamotermal ou regional de soterramento, de contato ou termal, dinâmico ou cataclástico, de impacto.
:: ZONA DE OXIDAÇÃO
- designa a parte superior de depósitos minerais, ou seja parte mais superficial da crosta terrestre, logo acima do lençol freático, onde minerais primários são mais facilmente decompostos e oxidados.
:: ZONA DE PRESERVAÇÃO DA VIDA SILVESTRE
- ( ZPVS ) situada em área de proteção ambiental (APA ) : serão proibidas atividades que acarretem alterações antrópicas da biota. Corresponde aos setores de planícies fluviais recobertas por matas ciliares , e os setores em torno das nascentes fluviais . Por sua importância em relação aos recursos hídricos e a preservação da fauna, além de certos recursos minerais renováveis, a zona se enquadra como área de proteção máxima
Mas poderá ser admitida a pesquisa científica, e práticas do ecoturismo controlado, os usos moderados de recursos naturais renováveis e auto-sustentado, sendo assim usados, asseguram a manutenção dos ecossistemas naturais (Resolução nº 10 de 14.12..88 , do CONAMA).
:: ZONA DE PRESERVAÇÃO DA VIDA SILVESTRE E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
- ( ZPVSRA ) Instrução Normativa IBAMA 4/98 - tendo basicamente os mesmos princípios de ZPVS , sendo incluídos a recuperação. As principais metas ambientais devem estar subordinadas ao manejo ecológico da flora e fauna, as atividades de educação ambiental, recuperação ambiental e controle rigoroso das ações erosivas , para restringir as devastações nestas áreas , recuperando o máximo possível do ecossistema primário.
:: ZONA DE PRESERVAÇÃO DA VIDA SILVESTRE E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
- ( ZPVSRA ) zona vulnerável e com equilíbrio ambiental muito frágil, abrangendo os contornos das chapadas e veredas degradadas, expondo suas marcas de erosão linear através de ravinas e voçorocas. Atenção especial devemos dar aos rebordos das chapadas pois tem ecossistemas primários, quase intocados, mas trata-se de área muito frágil , o uso deve ser disciplinado e manter-se sob controle permanente. O uso destas áreas estabelece preservação e conservação, pesquisas científicas, ecoturismo controlado, manutenção dos remanescentes florísticos e reflorestamento com espécies nativas. Não descuidando do controle rigoroso das ações erosivas.
:: ZONA DE RECUPERAÇÃO
- ( DE PARQUE NACIONAL ) tem o propósito de deter a degradação recursos e restaurar a área. Áreas que se enquadram em zona de recuperação são aquelas que foram alteradas pela mão do homem, e serão incorporadas a zonas de preservação permanentes, assim que forem restabelecidas a sua origem primitiva, Esta restauração deverá ser natural e com espécies introduzidas e que fazem parte do ecossistema. Decreto 84.017/79
:: ZONA DE SATURAÇÃO
- localiza-se na parte subsuperficial do solo na qual os espaços intersticiais ( cavidade natural subterrânea, penetrável pelo homem ) são completamente preenchidos com água.
:: ZONA DE SUBDUÇÃO
- são zonas longas e estreitas no contato entre placas litosféricas, onde uma passa por baixo da outra, em resposta à fenômenos de compressão.
:: ZONA DE USO DIVERSIFICADO ZUD
- Lei nº 6.803 de 02.07.80 - localização de estabelecimentos industriais mas para serem implantados deve estabelecer e seguir as normas para que o uso desta zona , não seja prejudicial e não coloque a população que confronta com esta zona , em perigo ou em risco de nenhuma espécie.
Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.
Achou esta página útil? Então....
Curta ou Compartilhe com os amigos: