Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
Variação epigenética; variação genética; variação descontínua.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


Variação epigenética; variação genética; variação descontínua.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


:: Vara

Cada uma das divisões de jurisdição de uma comarca, confiada a um Juiz de Direito. Ex.: Vara Cível, Criminal, da Fazenda Pública.


:: VAREJO

- atividade comercial que designa o final da trajetória de produtos, venda a varejo para consumidor final , não importando a quantidade.


:: VARIABILIDADE

- estado de ser variável, em qualquer categoria considerada. No estuda da genética há uma forte tendência de associar variabilidade com o nível micro, molecular. Diversidade genética de uma espécie existe em três níveis fundamentais: variação genética em indivíduos ( heterozigosidade ) , diferenças genética entre indivíduos dentro de uma população e diferenças genética entre populações. As perdas de variabilidade genética podem resultar em uma flexibilidade evolutiva reduzida e em uma diminuição do fitness ( valor adaptativo ) . A grande preocupação é a manutenção da maior variabilidade genética possível, numa distribuição geográfica o mais próximo do natural, dando continuação aos processos ecológicos e evolutivos.


:: VARIABILIDADE GENÉTICA

- promove da variação genética a diferença existente entre indivíduos da mesma espécies quanto a características específicas, como a cor dos olhos, promovendo assim um amplo aspecto de respostas ecológicas, fisiológicas e comportamentais ao meio dos indivíduos , com isto pode ocorrer variações das características do meio , e haverá organismos adaptados a estas novas condições. A variabilidade causada pelo ambiente manifesta-se geralmente como plasticidade, mas toda plasticidade fenotípica resulta de processos moleculares acontecendo no núcleo e citoplasma e esta é portanto genotipicamente controlada. A literatura de lígua inglesa usa preferencialmente variação genética e menos freqüentemente variabilidade genética em seus textos . Em português ocorre o contrário e daí a sugestão da adocão variabilidade genética.


:: VARIAÇÃO CONTÍNUA

- caracteriza-se pela presença de indivíduos que apresentam uma ou mais variabilidade , caracterizadas sob a forma de um contínuo, isto é com tipos intermediários conectando os extremos. Denominando assim variabilidade intraespecífica.
Na genética, a característica que mostra variação contínua é dita quantitativa, dando a mesma seqüência sempre.



:: VARIAÇÃO DESCONTÍNUA

- ocorrência de variabilidade em fenótipos, determinando dimensão e padrões, que interfere no delineamento de grupos taxonômicos. Denominando assim variabilidade interespecífica. Na genética, o caráter que mostra variação desontínua é dito qualitativo.


:: VARIAÇÃO EPIGENÉTICA

- é transitória, consiste na variação fenotípica de plantas regeneradas , de culturas de tecidos, que tenham caracteres não herdáveis. A causa maior de incidência de variação epigenética são as condições de estresse fisiológico.


:: VARIAÇÃO GENÉTICA

- variação atribuída ao genótipo mesmo que variabilidade genética.


:: VARIAÇÃO SOMACLONAL

- variação ocorrida por natureza genética ou epigenética decorrente de procedimentos de cultura in-vitro.


:: VARIAÇÃO TRANSGRESSIVA

- em se tratando de genética, as variações que incluem nas gerações segregantes, indivíduos que apresentam medidas ou mesmo características que fogem dos padrões definidos pelos pais.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados