Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
Aditamento da denúncia; Aditivo; Adjudicação; Adlic; Administração direta; Administração indireta; Administração pública; Adoção.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


Aditamento da denúncia; Aditivo; Adjudicação; Adlic; Administração direta; Administração indireta; Administração pública; Adoção.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


:: Aditamento da denúncia

Inclusão, feita pelo Ministério Público, do nome de outros indivíduos não constantes da queixa ou denúncia indiciado O aditamento deve ser feito, por ordem do juiz, quando nos autos constarem elementos de culpabilidade daqueles indivíduos. Deve ocorrer antes da decisão da pronúncia ou impronúncia.


:: Aditivo

- Qualquer substância adicionada intencionalmente , em algum produto alterando assim sua composição, com a finalidade de melhoria.


:: Adjudicação

Ato judicial em que tem por objetivo a transmissão da propriedade de uma determinada coisa de uma pessoa para outra. Esta terá todos os direitos de domínio e posse. É o caso, por exemplo, da adjudicação dos bens penhorados como forma de pagamento ao credor no processo de execução por quantia certa contra devedor solvente.

- Ato judicial em que o credor recebe a coisa penhorada em pagamento de seu crédito.

:: Adlic

É uma modalidade de operação financeira, com duração de um dia, em que se aplica dinheiro a uma taxa estabelecida em comum acordo com as partes


:: Administração direta

Conjunto de órgãos ligados diretamente aos governos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


:: Administração indireta

São os órgãos dotados de personalidade jurídica própria e criados para a consecução de um objetivo específico do Estado, como as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista.


:: Administração pública

Atividade estatal caracterizada pela gestão dos negócios públicos.


:: Adoção

Ato jurídico que se caracteriza pela aceitação de uma criança ou adolescente como filho por pessoas maiores de vinte e um anos, independentemente de estado civil. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados