Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
Acionista controlador; Acionista majoritário; Acionista minoritário; Aclimatação; Aclive; Aclorofilada; Ações ordinárias.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


Acionista controlador; Acionista majoritário; Acionista minoritário; Aclimatação; Aclive; Aclorofilada; Ações ordinárias.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?

 

:: Acionista controlador
É a pessoa, natural ou jurídica, ou o grupo de pessoas vinculadas por acordo de voto, ou sob controle comum, que:

a) é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, a maioria dos votos nas deliberações da assembleia-geral e o poder de eleger a maioria dos administradores da companhia; e

b) usa efetivamente seu poder para dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da companhia. O acionista controlador deve usar o poder com o fim de fazer a companhia realizar o seu objeto e cumprir sua função social, e tem deveres e responsabilidades para com os demais acionistas da empresa, os que nela trabalham e para com a comunidade em que atua, cujos direitos e interesses deve lealmente respeitar e atender.

 


:: Acionista majoritário

Possuidor de ações de uma empresa com direito a voto cabendo-lhe o controle acionário

- Detém metade mais uma ou o maior número das ações ordinárias (ON) detendo assim o controle administrativo da empresa, pode ser um indivíduo ou um grupo com o mesmo objetivo.


:: Acionista minoritário

Diz-se do possuidor de ações de uma empresa com direito a voto sem, no entanto, ter seu controle acionário.


- Não detém controle administrativo da empresa, menor número de ações (ON) e também aquele que tem ações Preferenciais (PN ) em qualquer número, pois não possui direito a voto.

Diz-se do possuidor de ações de uma empresa com direito a voto sem, no entanto, ter seu controle acionário.


:: Aclimatação

- Adaptação de um organismo (planta, animal, ou microorganismo) a um novo clima lhe induz algum tipo de mudança fisiológica, a adaptação se refere apenas a diversas da habituais anteriores.


:: Aclive

- É uma inclinação do terreno tendo por base olhando de baixo para cima .


:: Aclorofilada

- planta sem clorofila, não tem a cor verde.


:: Ações ordinárias

São aquelas que observam um procedimento corriqueiro, comum a todas, sem qualquer cautela diferenciada ou alguma forma especial de seqüência, prova ou atuação das partes.

 




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados