Ação nominativa; Ação objeto; Ação ordinária; Ação penal; Ação popular; Ação preferencial.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?
:: Ação nominativa
Ação que identifica o nome do seu proprietário sendo registrada em livro próprio de registro - Livro de Registro de Ações Nominativas - da empresa emitente do título.
- Nela é designado seu proprietário que terá a posse definitiva após lançamento no Livro de Registro das Ações Nominativas, sobre controle da empresa.
:: Ação objeto
- Valor mobiliário a que se refere uma opção.
:: Ação ordinária
Modalidade de ação em que o seu proprietário tem o direito de participar nos resultados de empresa emitente. Garante, ainda, ao acionista o direito de voto em assembléia dos acionistas. Via de regra, a ação ordinária é menos negociada nas bolsas, tendo menor liquidez.
:: Ação penal
É aquela de titularidade do Ministério Público, quando incondicionada, com a finalidade de processar e julgar os autores de delitos penais.
:: Ação popular
É aquela que visa a anulação de ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, podendo ser proposta por qualquer cidadão (art. 5º, LXXIII, da CF L. 4717, de 29.6.65). Meio processual, de assento constitucional, que legitima qualquer cidadão a promover a anulação de ato lesivo ao patrimônio público, ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor popular, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
:: Ação popular
- Ação que possibilita a qualquer cidadão pleitear perante a justiça a anulação de atos lesivos do patrimônio da União, dos Estados ou dos Municípios, bem como entidade autárquicas e das sociedades de economia mista.
- É o meio constitucional posto à disposição de qualquer cidadão para obter a invalidação de atos ou contratos administrativos - ou a estes equipados lesivos ao patrimônio federal, estadual e municipal , ou autarquias entidades paraestatais e pessoas jurídicas subvencionadas com dinheiros públicos. Por ela não se amparam direitos próprios, mas sim direitos da comunidade. O beneficiário direto e imediato desta ação não é o autor, é o povo, titular do direito subjetivo ao governo honesto. O cidadão a promove em nome da coletividade, no uso de uma prerrogativa cívica que a Constituição da República lhe outorga ( art. 153 § 31).A constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, no inciso LXXIII do seu artigo 5º , estabelece que " qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular visando a anular ato lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbências". Defesa dos interesses da coletividade. Ação popular acha regulamentada pela, Lei 4.717 de29.06.1965.
:: Ação preferencial
- (PN ) o possuidor não tem direto a voto em Assembléia, mas esta rende dividendos , e no caso de dissolução da empresa resgata o capital aplicado.
Modalidade de ação que confere ao seu detentor preferência no recebimento de dividendos e, no caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital.
Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.
Curta ou Compartilhe com os amigos: