JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Fazenda Pública Estadual penhora bens particulares de sócio ao perceber que empresa não tem recursos

Descrição do Caso:

A empresa Jota Jota Cerâmica Ltda, deixou de recolher os tributos estaduais durante vários anos, resultando em um passivo de alguns milhões de reais.

A Fazenda Pública Estadual, antes de decorrer o prazo prescricional, ajuizou ação de execução fiscal para receber o seu crédito.

Iniciado o processo, o Juiz deferiu a citação da empresa deferindo-lhe o prazo de 05 dias para pagar a dívida apontada, e advertindo-a de que poderia oferecer embargos à execução,depois de garantida a execução com a nomeação de bens à penhora e dentro do prazo de 30 dias, se o quisesse.

O Oficial de Justiça citou a empresa na pessoa de seu sócio gerente e depois certificou, no mandado, que a empresa não possuía bens passíveis de penhora.

Registrou, finalmente, que o valor dos móveis e utensílios da empresa não representariam sequer 10% do valor da dívida atualizada.

O Juiz, como de praxe, intimou a Fazenda Pública para se manifestar sobre a certidão do senhor Oficial de Justiça. Então, o órgão diligenciou e descobriu que o sócio gerente da empresa era proprietário de vários imóveis comerciais.

Assim, alegando que os fatos configuravam a hipótese da responsabilidade tributária substituta, requereu ao Juiz que determinasse a penhora de um prédio comercial e veículos de propriedade do sócio gerente da empresa devedora.

Deferida a penhora, o Oficial de Justiça compareceu à residência do sócio e, dez dias depois de promover a citação, voltou e penhorou dois prédios e três veículos automotores de sua propriedade.

O sócio não se conformou com a penhora de seus bens particulares e, pela via de Embargos à Execução, postulou a extinção da execução fiscal redirecionada para o seu nome, pessoa física, pedindo ainda que fosse decretada a insubsistência da penhora de seus bens particulares.


Próximo Passo:

Argumentos do Autor (Petição Inicial)

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados