Outros artigos da mesma área
PRINCÍPIO FEDERATIVO E TRIBUTAÇÃO
Ganho de Capital Ilegalidade da Cobrança em Inventários e Doações
TERCEIRO SETOR TEM VÁRIAS OBRIGAÇÕES CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIAS EM 2016
"Novo" Refis: possibilidade judicial de enquadrar débitos posteriores a 2008
AGORA É CRIME NÃO PAGAR O ICMS DECLARADO
Os impostos indiretos incidentes na relação de consumo e o princípio da transparência fiscal.
Bitributação e o princípio bis in idem
VITÓRIA DE CONTRIBUINTE DO IRPF NO PLENÁRIO DO TRF-3ª REGIÃO REPRESENTA UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL
Texto enviado ao JurisWay em 14/06/2017.
Indique este texto a seus amigos
Ao ler o texto “Administração pública (tributária) e baixa constitucionalidade: ou de como um ato administrativo vale mais do que a Constituição para a administração pública (tributária)”, percebi que um dos maiores problemas da administração pública é o de não se preocupar tanto com sua vinculação com a Constituição Federal. Verifica-se que esta observa a cobrança de tributos de forma hierárquica, medievalmente compreendida como “uso de poder”, uma vez que tal ato deve ser compreendido como uma função constitucional.
A chamada “Baixa Constitucionalidade” visa respeitar menos a Constituição Federal e valorar mais uma norma, e a exemplo dessa afirmativa, temos o Ato Declaratório Interpretativo – ADI RFB nº 42, de 15 de dezembro de 2011, visando que as empresas deveriam contribuir à alíquota de 20% sobre o valor resultante das competências anteriores à dezembro de 2011 e do décimo terceiro devido aos segurados empregados. Observa-se que, com isso, a Receita Federal, por ato administrativo, pretendeu modificar a necessidade da existência de lei para estabelecer base de cálculo e de fato gerador de tributo, desrespeitando, assim, o princípio da legalidade.
Dessa forma, ao analisar todo o contido no texto, compreendo que há necessidade de readequação na cobrança de tributos frente à nova sociedade, bem como da situação econômica de cada indivíduo.
Por fim, é necessário que a Constituição Federal e a Legislação Tributária andem juntas, e a partir do momento em que esta começar a se preocupar menos com a arrecadação e focar mais na sociedade e no indivíduo, àquela voltará a ter sua força, tendo-se assim, os princípios da igualdade e da legalidade valorizados.
Nenhum comentário cadastrado.
Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |