Você não está conectado 
Faça o login no JurisWay:





Não tem conta?
Cadastre-se no JurisWay

Esqueceu a senha?
Crie uma nova

Cursos > Direito Processual Civil > Lídia Salomão

Processo e procedimento: saiba o que cada um significa e objetiva

A igualdade em oportunidades processuais, vez que as mesmas oportunidades serão dadas a autor e réu (apresentação de provas, perícia, etc). É correlato do contraditório.

A inafastabilidade da jurisdição, uma vez que nenhuma lesão ou ameaça de direito será subtraída de apreciação judiciária. Destarte, o judiciário não pode se abster quando provocado a exercer a jurisdição e o Estado não pode impor outro método de composição de litígio que não a jurisdição estatal.

Um exemplo é a Lei de arbitragem - art. 18 - a decisão do árbitro não pode, caso não haja concordância, ser apreciada posteriormente pelo Poder Judiciário. Como o juízo arbitral é facultativo, ele é constitucional. A partir do momento que esse método é escolhido, sua decisão vincula as partes. Não há inconstitucionalidade em face da inafastabilidade da jurisdição, pois tal método não foi imposto. Cumpre lembrar, também, que ao erro ou acerto da decisão arbitral não cabe recurso judicial, se houve desrespeito ao controle estabelecido pelas partes para a resolução de litígio na arbitragem, cabe nulidade da decisão pela via judicial.


 
11
 
Este módulo possui 13 páginas.
Você está na página 11 (85%)

Lista de Módulos
Você não está logado! Login
Caso queira salvar este curso em seu histórico, faça login no JurisWay e volte ao início do curso.
Quer ir para uma página específica?

1,953125E-03s - 1,953125 ms