JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Confiança do consumidor fica estável em outubro, diz FGV

Fonte: Estado de S. Paulo - Online 27/10/2010

Texto enviado ao JurisWay em 27/10/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


ICC subiu 0,1% ante setembro, taxa inferior ao aumento de 0,7% registrado no mês passado em relação a agosto

Alessandra Saraiva, da Agência Estado

RIO - A confiança do consumidor ficou praticamente estável este mês, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 27, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu apenas 0,1% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal. Porém, a taxa foi inferior ao aumento de 0,7% registrado pelo indicador no mês passado em relação a agosto. Com o resultado, o desempenho do índice, calculado com base em uma escala que vai de zero e 200 pontos, foi de 121,7 para 121,8 pontos de setembro para outubro. Quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor.

Em comunicado, a FGV informou que, em outubro, tanto a avaliação presente quanto as expectativas dos consumidores em relação aos seis meses seguintes mantiveram-se estáveis. O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativas (IE). O ISA mostrou queda de 0,1% este mês, após avançar 3,5% em setembro. Já o IE subiu 0,2% em outubro, após apresentar queda de 1,1% em setembro.

De acordo com os dados, o ICC subiu 7,5% em outubro na comparação com igual mês em 2009. Em setembro, o indicador avançou de forma mais intensa nesta base de comparação, registrando alta de 9,9% em relação a setembro de 2009. O levantamento da FGV abrange uma amostra de mais de 2 mil domicílios em sete capitais. As entrevistas foram realizadas entre os dias 1º e 21 de outubro.

O otimismo das famílias em relação à sua situação financeira para os próximos meses foi um dos destaques na composição do Índice de Confiança do Consumidor (ICC)Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em uma escala de até 200 pontos (onde quanto mais próximo de 200, melhor a situação), o bom humor das famílias quanto às suas finanças atingiu 133,4 pontos em outubro, o maior nível desde maio de 2008 (133,8 pontos).

A FGV informou ainda que a fatia dos consumidores que projetam melhora em suas finanças nos próximos meses subiu de 34,6% para 36,2% de setembro para outubro. No mesmo período, a parcela de entrevistados que preveem piora em sua situação financeira familiar diminuiu de 3,1% para 2,8%.

Sobre a avaliação do consumidor em relação ao momento atual, a fundação informou que a avaliação do consumidor em relação ao estado geral da economia continuou melhorando em outubro. A fatia de entrevistados que consideram boa a situação atual econômica diminuiu de 33,3% para 31,6% de setembro para outubro. Porém, a parcela dos consumidores entrevistados que a consideram ruim caiu em maior magnitude, de 21,0% para 18,9%, no mesmo período.

 
 




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados