JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Preparação para concursos de 2014 deve começar agora

Texto enviado ao JurisWay em 02/09/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Preparação para concursos de 2014 deve começar agora
2/9/2013
imagem transparente

Estudos devem contemplar disciplinas básicas, como Português e Raciocínio Lógico

STEPHANIE TONDO

Rio - Diante da previsão de abertura de 47.112 vagas em concursos públicos em nível nacional no ano que vem, como prevê o projeto de lei orçamentária enviado semana passada, há muitos interessados em ingressar na carreira pública. Mas a principal dúvida é saber por onde começar. O primeiro passo não é, necessariamente, escolher a seleção, mas iniciar os estudos.

Há disciplinas básicas que são cobradas em quase todas as seleções e, por isso, devem ser o ponto de partida: Português, Direito Constitucional e Administrativo, Raciocínio Lógico e Informática. “O candidato precisa saber muito bem essas disciplinas antes de começar a estudar os assuntos específicos”, explica Fernando Machado, diretor do QConcursos.com.

Em seguida, é preciso definir a área para a qual o candidato pretende concorrer, como tribunais, bancária e ambiental, entre outras. Cada uma tem suas próprias disciplinas, que são comuns aos concursos que fazem parte desse segmento. Dessa forma, o candidato já pode começar a estudar novos assuntos, mesmo sem definir de quais concursos participará.

A estudante Nathalia Dourado, de 22 anos, precisou planejar sua rotina para conciliar trabalho e estudos
Foto:  Divulgação

Porém, para Juarez Lopes, especialista em otimização da mente do Instituto IOM, é importante que o candidato defina um objetivo desde o início da preparação. “Quem atira para todos os lados acaba não acertando em lugar nenhum”, alerta. O especialista afirma ainda que o candidato deve estudar durante todo o tempo disponível, inclusive aos fins de semana e feriados. “O tempo mínimo diário de estudo por disciplina deve ser de duas horas, e o tempo máximo, de três”, diz.

Porém, por mais que o tempo de estudo seja importante, é preciso ficar atento à qualidade da preparação. Para isso, organização e planejamento são fundamentais. “Ter acesso a bons materiais, entre cursos, livros e sites, faz toda a diferença”, conta Fernando. Segundo ele, se o candidato estudar de segunda a sexta-feira novos conteúdos e usar o sábado para revisão, pode descansar no domingo sem culpa.

Planejamento do tempo é essencial para a preparação

Candidata ao concurso do Detran, Nathalia Dourado, de 22 anos, conta que consegue conciliar o trabalho e os estudos, pois cumpre à risca o planejamento do seu dia a dia. “Eu trabalho o dia inteiro e faço curso preparatório aos sábados e domingos. Durante a semana, à noite, eu faço alguns aulões e me exercito em casa”, explica.

Para dar conta da grande quantidade de disciplinas cobradas na prova, Nathalia afirma que é preciso ter muita organização: “Separei cada dia da semana para estudar duas matérias. Estudo à noite em casa e tiro duas horas para cada um dos assuntos”.

Para Fernando Machado, o ideal é dedicar de uma a duas horas por dia para cada disciplina. “Dessa forma, se o candidato dispõe de quatro horas diárias, pode estudar duas disciplinas tranquilamente. É importante alternar entre as matérias, e não ficar estudando o mesmo assunto durante muito tempo”, aconselha o especialista.

ESTUDO E TRABALHO

É possível conciliar os estudos com o trabalho; basta fazer um planejamento semanal. “O próprio candidato pode determinar o seu melhor momento para estudar, se será antes ou depois do trabalho, por exemplo”, diz Fernando Machado, diretor do QConcursos.com.

CURSO PREPARATÓRIO

Assistir a aulas em um curso preparatório pode ser muito importante para o candidato, principalmente quem é iniciante, pois ajuda a direcionar a preparação. Porém, não substitui o estudo em casa. “ É na revisão que o aluno consegue absorver melhor o conteúdo”, explica o especialista Juarez Lopes.

BANCA ORGANIZADORA

Conhecer as bancas organizadoras é fundamental para direcionar os estudos, pois cada uma tem um estilo específico de prova. As bancas que mais organizam concursos atualmente são a Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Cespe/UnB. A melhor forma de estudar o modelo das provas é por meio da resolução de questões de exames antigos.

EXERCÍCIOS

Além de ajudar a conhecer a banca, os exercícios são fundamentais para assimilar os conteúdos estudados. “É necessário que o candidato use seu tempo em casa para resolver o maior número de questões possível, o que também é um treino para a prova”, diz Fernando.



Fonte: O Dia - Online
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
 
Copyright (c) 2006-2020. JurisWay - Todos os direitos reservados