JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Produção de carne de frango no Brasil cresce 10% em 2010

Fonte: Reuters 13/12/2010

Texto enviado ao JurisWay em 13/12/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


SÃO PAULO - A produção de carne de frango do Brasil crescerá 10 por cento em 2010 na comparação com 2009, para cerca de 12 milhões de toneladas, antecipou nesta sexta-feira o presidente da Ubabef, entidade que reúne produtores e exportadores de frango.

O crescimento, para um recorde no setor, ocorrerá para atender ao crescente consumo interno da carne e também pelas exportações em elevação, disse Francisco Turra, após ter participado de evento do setor de produção de ração animal em São Paulo.

"Não me surpreenderia se chegarmos a 12,5 milhões de toneladas (de produção)", declarou ele a jornalistas, no momento em que a entidade ainda trabalha para fechar os seus dados de 2010.

"Era um número impensável", acrescentou.

Segundo Turra, o consumo interno de carne de frango cresceu em 2010 para 44 kg por habitante/ano, ante 40 kg em 2009.

"Estamos surpresos com o crescimento do mercado interno", destacou.

Do total que o Brasil produz, um pouco mais de dois terços é direcionado ao mercado interno, e o restante é exportado --as vendas externas, aliás, atingirão patamares recordes em 2010.

Além do crescimento da renda da população brasileira, Turra atribui o aumento do consumo de carne de frango aos altos preços da carne bovina --a arroba do boi, por exemplo, teve recorde de alta no ano, superando 100 reais, e os cortes bovinos no varejo acompanharam.  

"Houve uma forte migração para o consumo da carne de frango com a escassez da carne bovina", declarou.

EXPORTAÇÃO

Turra disse que as exportações em 2010 de carne de frango do Brasil, o maior exportador mundial, poderiam ter aumentado ainda mais --já serão recorde neste ano, com 3,8 milhões de toneladas-- se o mercado interno não estivesse tão aquecido.

"Não aumentamos o que poderia ter aumentado no mercado externo por causa do mercado interno, realmente foi muito bom", disse ele, lembrando que a China comprou 120 mil toneladas de carne neste ano, quando iniciou negócios mais consistentes com o Brasil.

"A Rússia foi uma surpresa. Começou dizendo que compraria 35 mil toneladas, ampliou para 100 e vai para 130, 150 mil toneladas este ano", declarou.

Para o próximo ano, ele avalia que o setor não terá dificuldades de continuar ampliando a produção. "Em 90 dias, com bons ventos, consegue-se aumentar o alojamento", disse ele, referindo-se ao ciclo para a criação do frango, bem mais curto do que o bovino e o suíno.

O crescimento na produção de frango também impulsionou o setor de ração este ano, que está fechando 2010 com crescimento acima do esperado. Quase 50 por cento da produção de ração é consumida pela indústria avícola.

Por Roberto Samora
(Edição de Marcelo Teixeira)





 
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados