JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Acessórios de segurança para veículos sobem acima da inflação

Fonte: G1 19/8/2010

Texto enviado ao JurisWay em 19/08/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Acessórios comprometem até 1,5% do orçamento doméstico.
Entre as peças mais procuradas estão alarmes, trancas e rastreadores.
 
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que os gastos com acessórios, como por exemplo alarmes, trancas, rastreadores comprometem até 1,5% do orçamento doméstico. Para evitar surpresas, muita gente não economiza dinheiro com a segurança do carro.

"Em geral a família gasta com telefone, por exemplo, cerca de 3% do orçamento familiar. Considerando que só com segurança vai gastar 1,5%, quase a metade de um serviço tão essencial, como é o telefone ou a energia elétrica que tem o percentual parecido com o comprometido com telefone. Dá para entender que é um item relevante", afirma o pesquisador da FGV, André Braz.

O grupo de amigos vai pagar uma conta alta. Não a do barzinho, mas a do estacionamento. "A partir do momento que você tem um carro, tem os custos que vem embutidos nisso. Isso inclui o item segurança", afirma o biólogo Diego Nunes.

A segurança custa cada vez mais caro. "Com seguro, estacionamento, manutenção, quase R$ 1.500 por mês", conta o comissário de bordo, Rafael Giacomelli. "Além de pagar o seguro do meu carro, R$ 2 mil, qualquer lugar que eu venha a sair eu pago estacionamento", diz a arquiteta, Bruna Vilhena.

O estudo da FGV destacou 16 serviços relacionados a custos com automóveis, de agosto de 2009 a julho de 2010. Justamente os que envolvem segurança dispararam na contramão da inflação que foi de 4,35% no mesmo período.

Travas e alarmes tiveram alta de mais de 6%. Deixar o carro em um estacionamento ficou quase 12% mais caro em um ano. O preço dos seguros disparou, quase 20% nos últimos 12 meses.

"Segurança hoje em dia é uma necessidade. Se eu fosse colocar na ponta do lápis tudo o que eu gasto, não daria no caderno", afirma o médico Fábio Murad.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados