JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Após meses de estabilidade, juros bancários sobem em maio, diz Procon-SP

Fonte: Portal do Jornal O Globo 17/5/2010

Texto enviado ao JurisWay em 17/05/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 

RIO - Puxada pela Caixa Econômica Federal, a taxa média de juros de empréstimo pessoal e do cheque especial subiu em maio, segundo pesquisa divulgada pela Fundação Procon-SP. A taxa de juros se mantinha estável há cinco meses no empréstimo pessoal e há oito meses no caso do cheque especial. A Caixa foi o único banco entre as dez instituições financeiras pesquisadas a registrar elevação no juro entre abril e maio.

A taxa média do empréstimo pessoal foi de 5,21% ao mês em maio, frente a 5,17% em abril. A Caixa, único dos dez bancos a mudar sua taxa, passou a cobrar juro de 4,78% ao mês em maio, frente a 4,39% no mês anterior. A diferença foi de 0,39 ponto percentual, o que representa uma alta de 8,88% em relação à taxa de abril.

No cheque especial, a taxa média de juros em maio foi de 8,83% ao mês, frente a 8,79% em abril. A Caixa elevou sua taxa para 6,75% em maio, ante 7,15% no mês anterior.

A pesquisa foi feita nos dias 3 e 4 de maio com Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, não se pode dizer que o mercado já elevou os juros por causa da alta da taxa básica de juros da economia, já que apenas um banco mudou a taxa, embora o movimento deva ocorrer.

"O fato é que a recente elevação da taxa Selic representa o início de um novo ciclo de aperto monetário e as repercussões no crédito não tardarão", aponta o documento.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados