Últimos artigos
Megadesconto pode ocultar golpe; veja dicas de compra online19/07/2011
Abastecer o carro nas estradas pode sair mais barato22/12/2010
Serasa: emissão de cheques sem fundos volta a crescer 22/12/2010
Saiba se vale a pena a suspensão de um serviço durante as férias 22/12/2010
Cartão de crédito é a principal pendência para 71% dos endividados 22/12/2010
CNC: total de endividados cai para 58,3% em dezembro 22/12/2010
Aneel criará tarifas diferenciadas para cobrança de luz 22/12/2010
Prévia da inflação oficial avança em 2010 com preços dos alimentos 22/12/2010
Carne sobe mais e alimenta inflação 22/12/2010
Aeroviários e aeronautas mantêm greve para o dia 23, antevéspera de Natal 22/12/2010
Para evitar males de saúde, consumidores devem observar se alimentos foram armazenados na temperatura correta
POR PÂMELA OLIVEIRA
Rio - Há dias em que a comida não cai bem. Mas nem sempre a culpa é do organismo indisposto. O vilão, afirmam os especialistas, pode ser alimento refrigerado ou congelado que sofreu danos por armazenamento em temperatura inadequada. Consumidores devem ter atenção na hora da compra porque nem sempre é possível perceber alterações no sabor do alimento.
“É preciso ter cuidado. Cada produto deve ser mantido em uma temperatura, que está no rótulo. O alimento congelado que fica submetido a uma temperatura mais alta do que a indicada sofre a ação dos microorganismos”, alerta Maria Inês Dolci, coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).
Segundo levantamento da Associação feito em São Paulo, 70% dos alimentos refrigerados em mercados da região são armazenados acima da temperatura ideal. Responsável pelo núcleo de divisão institucional da Vigilância Sanitária municipal do Rio, Zenaide Pereira explica que manter os alimentos na temperatura garante que eles tenham o prazo de validade impresso na embalagem. “Quando o consumidor compra um frango que descongelou e foi novamente congelado, além do risco de ter enjoo, vômitos, dores e diarreia, ele certamente vai comer um frango com menos proteínas”.
Algumas dicas podem ajudar a proteger a saúde: “O alimento congelado não pode ter cristais de gelo dentro da embalagem. E o resfriado não pode estar suado. São indícios de que eles não são mantidos na temperatura certa”, diz Inês.
Embalagens de papelão com produtos congelados, como hambúrgueres, não podem estar molhadas ou úmidas. “O frio é seco. Se a embalagem está molhada é porque o produto descongelou em algum momento, perdeu água”, ensina Zenaide.
Risco para crianças e idosos
Idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência de imunidade correm maior risco quando comem produtos deteriorados devido à variação de temperatura. E cozinhar bem estes alimentos não é garantia de se evitar problemas.
“Alguns micoorganismos produzem toxinas que não são sensíveis a altas temperaturas. Ou seja, elas resistem ao cozimento e causam infecções graves, que podem até levar à morte”.