JurisWay - Sistema Educacional Online
 
JurisWay - Produção de Textos com Certificado
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Provas Anteriores - Concurso Público

TJ/SE
Analista Judiciário - Área Direito - 2004
Elaboração: TJ


 


Clique na alternativa desejada e depois no botão "Conferir Resposta" abaixo das alternativas.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 18 a 20


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


19ª Questão:

De acordo com a leitura completa do fragmento de texto citado, é correto afirmar que:

a)nas linhas 1 e 2, a palavra “coisa” não tem a função de retomar um termo anteriormente citado, mas serve para marcar e enfatizar, no texto, a idéia de que o destino remete o homem a algo que já está escrito, mas que não é conhecido.
b)nas linhas 8 a 10, a supressão das preposições e a inversão dos termos da oração não terão implicações semânticas como se observa em: “...os gregos designavam esse fenômeno capaz de constranger o indivíduo sem dó nem piedade “ananké”.
c)os pronomes oblíquos destacados em “dobrando- o malgrado sua própria vontade e impedindo- o de desmontar todas as iniciativas” - fragmento das linhas 10 e 11 - referem-se ao termo “fenômeno”, alusão ao destino, anteriormente citado.
d)na linha 14, o advérbio “hoje” serve para iniciar afirmações a respeito do destino nos tempos atuais, em que esse conceito que tanto assustara o homem da Antigüidade não atormenta os contemporâneos, seguros que estão por serem senhores da natureza.
e)nas linhas de 16 a 21, afirma-se que, por considerar- se senhor da natureza e por poder determinar com clareza os conceitos de liberdade e igualdade, o homem pôde, também, nos tempos atuais, livrar-se da figura mítica do destino.
Clique na alternativa desejada e depois no botão
``Conferir Resposta´´ abaixo das alternativas.
Se quiser apenas ver o gabarito, clique em: Gabarito

Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em 2004.
 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados