Prova Concurso Público - TJ/SE - Analista Judiciário - Área Direito - 2004 - TJ

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 19% acertaram esta questão.

331 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 18 a 20


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


19ª Questão:

De acordo com a leitura completa do fragmento de texto citado, é correto afirmar que:

a) nas linhas 1 e 2, a palavra “coisa” não tem a função de retomar um termo anteriormente citado, mas serve para marcar e enfatizar, no texto, a idéia de que o destino remete o homem a algo que já está escrito, mas que não é conhecido.

121 marcações (37%)
b) nas linhas 8 a 10, a supressão das preposições e a inversão dos termos da oração não terão implicações semânticas como se observa em: “...os gregos designavam esse fenômeno capaz de constranger o indivíduo sem dó nem piedade “ananké”.

64 marcações (19%)
c) os pronomes oblíquos destacados em “dobrando- o malgrado sua própria vontade e impedindo- o de desmontar todas as iniciativas” - fragmento das linhas 10 e 11 - referem-se ao termo “fenômeno”, alusão ao destino, anteriormente citado.

72 marcações (22%)
d) na linha 14, o advérbio “hoje” serve para iniciar afirmações a respeito do destino nos tempos atuais, em que esse conceito que tanto assustara o homem da Antigüidade não atormenta os contemporâneos, seguros que estão por serem senhores da natureza.

52 marcações (16%)
e) nas linhas de 16 a 21, afirma-se que, por considerar- se senhor da natureza e por poder determinar com clareza os conceitos de liberdade e igualdade, o homem pôde, também, nos tempos atuais, livrar-se da figura mítica do destino.

22 marcações (7%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em 2004.