Analista Judiciário - Área Direito - TJ/SE 2004
Elaboração: TJ
Prova aplicada em 2004

Questão 19 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 18 a 20


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

De acordo com a leitura completa do fragmento de texto citado, é correto afirmar que:


A nas linhas 1 e 2, a palavra “coisa” não tem a função de retomar um termo anteriormente citado, mas serve para marcar e enfatizar, no texto, a idéia de que o destino remete o homem a algo que já está escrito, mas que não é conhecido.
  
B nas linhas 8 a 10, a supressão das preposições e a inversão dos termos da oração não terão implicações semânticas como se observa em: “...os gregos designavam esse fenômeno capaz de constranger o indivíduo sem dó nem piedade “ananké”.
  
C os pronomes oblíquos destacados em “dobrando- o malgrado sua própria vontade e impedindo- o de desmontar todas as iniciativas” - fragmento das linhas 10 e 11 - referem-se ao termo “fenômeno”, alusão ao destino, anteriormente citado.
  
D na linha 14, o advérbio “hoje” serve para iniciar afirmações a respeito do destino nos tempos atuais, em que esse conceito que tanto assustara o homem da Antigüidade não atormenta os contemporâneos, seguros que estão por serem senhores da natureza.
  
E nas linhas de 16 a 21, afirma-se que, por considerar- se senhor da natureza e por poder determinar com clareza os conceitos de liberdade e igualdade, o homem pôde, também, nos tempos atuais, livrar-se da figura mítica do destino.