JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Provas Anteriores - Concurso Público

MPE/MG
Promotor de Justiça - Abril/2006
Elaboração: MPE - MG


 


Clique na alternativa desejada e depois no botão "Conferir Resposta" abaixo das alternativas.

Direito Constitucional


4ª Questão:

O prefeito municipal de Divinópolis propôs uma ação direta de inconstitucionalidade visando impugnar texto de uma lei municipal de autoria do legislativo, dispondo sobre o transporte de moto-táxi no território do Município. Ao fundamentar a petição inicial deixou de mencionar qual a norma constitucional estadual violada. Entendeu irrelevante a supressão, ao entendimento de que a norma contrariada está expressamente mencionada na parte da competência privativa do Chefe do Executivo na Constituição da República, razão pela qual preferiu apontar a norma federal paradigma em razão do princípio da simetria.

Acerca da questão proposta é CORRETO afirmar que

a)em se tratando de controle de constitucionalidade, cuja norma sindicada seja norma municipal ou estadual, o Tribunal de Justiça possui competência para confrontar o texto impugnado com a Constituição da República.
b)o Tribunal de Justiça extinguirá o processo sem julgamento do mérito ante a ausência de indicação clara do dispositivo constitucional estadual violado.
c)havendo norma paradigma federal com aquela de repetição obrigatória, é dispensável a menção da norma constitucional estadual.
d)sendo a norma da Constituição Estadual espelhada em norma da Constituição da República, o pedido pode ser perfeitamente conhecido.
e)o Tribunal de Justiça determinará, mediante despacho do relator do feito, que se emende a inicial, ad referendum do Órgão Especial, quando da apreciação da medida liminar e aponte a norma constitucional estadual violada.
Clique na alternativa desejada e depois no botão
``Conferir Resposta´´ abaixo das alternativas.
Se quiser apenas ver o gabarito, clique em: Gabarito

Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Abril/2006.
 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados