JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Consumidor que teve seu carro furtado após a instalação de "Trava Carneiro" pede indenização na Justiça por entender que foi vítima de propaganda enganosa.

Argumentos do Réu na Contestação:

Da contestação e os argumentos trazidos pelo fornecedor da "Trava Carneiro"


Em sua defesa o fornecedor do produto alegou que em momento algum infringiu a regra prevista no art. 37 do CDC haja vista que a publicidade relacionada ao sistema anti-furto não se configurou abusiva e sequer enganosa.

Afirmou que a propaganda da "Trava Carneiro" nunca fez menção expressa sobre a substituição de um seguro convencional conforme sugerido pelo autor. Alegou ainda que a propaganda cumpria exatamente a função para a qual se destinava, pois forneceu aos consumidores informações claras e precisas sobre o funcionamento do produto e suas qualidades, haja vista que se tratava de uma nova tecnologia que figurava no mercado.

Além disso, o réu alegou que a propaganda nunca teve o objetivo de induzir o consumidor a erro, pois realmente o carro que possuísse o sistema estaria mais protegido e seria menos visado pelos bandidos. Mas isso não significou quer dizer que uma vez que o consumidor tivesse adquirido o produto estaria imune a todos os riscos e nunca seria vítima de um furto.

Qualquer pessoa que possui um automóvel nos dias atuais, explicou o réu, tem o discernimento de que esse tipo de sistema minimiza o risco, mas não o elimina por completo, e por isso, a propaganda não poderia ser configurada como enganosa.

Explicou ainda que o argumento do autor de que a propaganda foi o único motivo responsável pela aquisição do produto não pode prosperar, pois conforme informações presentes na própria petição inicial o consumidor, primeiramente, procurou uma seguradora para fazer um seguro total, e só não o fez devido ao preço.

Finalizou informando que sua postura sempre se pautou nas regras do Direito do Consumidor, e por isso não deixaria nenhuma publicidade sua infringir um direito básico do consumidor, previsto no art. 6, III e IV do CDC:

Art. 6º - São direitos básicos do consumidor:
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;
IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;




Próximo Passo:

Informações Adicionais


Rever:

Descrição do Caso

Argumentos do Autor (Petição Inicial)

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados