JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Consumidor que deixou de pagar a conta e teve a água "cortada" pede indenização na Justiça.

Argumentos do Réu na Contestação:

Da contestação e os argumentos trazidos pela Empresa fornecedora de água


Em sua defesa, a empresa fornecedora de água alegou que os dispositivos do Código de Defesa do Consumidor citados pela autora devem ser analisados de maneira diferente.

Afirmou a Empresa que sua obrigação de prestar serviços públicos essenciais de forma contínua vale em relação ao ente público, e não em relação aos consumidores individualizados.

Explicou que a empresa não poderia, assim, suspender o fornecimento de água para o município ou estado que possui concessão, em função da obrigação assumida pela empresa de prestar esses serviços de forma eficiente em relação à coletividade. Contudo, essa regra não proibiria que essa medida fosse tomada contra um consumidor inadimplente.

Alegou a Empresa que a interrupção no fornecimento da água se justifica pela ausência de pagamento, pois esse valor pago é a contraprestação necessária para a manutenção dos serviços, pois seria impossível manter o fornecimento para a coletividade, se alguns consumidores simplesmente deixassem de cumprir suas obrigações. E no momento que o consumidor deixa de cumprir suas obrigações, não pode exigir que a que a outra parte continue a cumprir as suas.

Além disso, a empresa afirmou que a obrigatoriedade do fornecimento de serviços adequados, eficientes, seguros e contínuos, quanto aos essenciais, segundo determina o CDC não significa que a empresa deva prestá-los de forma gratuita.

Além disso, própria lei de concessão de serviço público (Lei nº8987/95, art. 6º, §3º, II) autoriza a interrupção do fornecimento diante do inadimplemento do consumidor:

Art. 6o Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato.
§ 3o Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando:
II - por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.


Alertou a empresa que somente efetuou a interrupção no fornecimento da água em função da ausência de pagamento da consumidora, e após a devida notificação, ato reconhecido pela própria autora.

Finalizou informando que o interesse coletivo supera o interesse individual de um consumidor que, comprovadamente, deixou de cumprir suas obrigações.



Próximo Passo:

Informações Adicionais


Rever:

Descrição do Caso

Argumentos do Autor (Petição Inicial)

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados