JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Consumidor que deixou de pagar a conta e teve a água "cortada" pede indenização na Justiça.

Argumentos do Autor na Petição Inicial:

Da petição inicial e os argumentos trazidos por Maria Eduarda, como autora


Inicialmente alegou a autora que padece de situação financeira frágil por ser a única a contribuir para o sustento da família, uma vez que o marido se encontra desempregado há seis meses. Ressaltou que o problema de saúde do filho, iniciado no mês de janeiro de 2007 contribuiu ainda mais para agravar a crise financeira, o que junto às demais despesas, resultou no inadimplemento da conta de água.

Alegou a autora que realmente recebeu a notificação da empresa sobre a ausência de pagamento (conta referente ao mês de janeiro) e a possibilidade de interrupção no fornecimento de água, entretanto, não conseguiu recursos suficientes para quitar a conta em atraso.

Informou que o "corte" de água ocorreu no final da tarde do dia vinte e cinco de março, no momento em que chegava do trabalho, juntamente com sua sogra e sua cunhada que foram lhe fazer uma visita. Advertiu que essa medida expôs a situação da família perante os parentes e toda a vizinhança, que estavam presentes no momento do ocorrido.

Além disso, afirmou a autora que se sentiu constrangida perante aos próprios filhos, que ainda pequenos, não entendiam o que estava acontecendo. Lucas, que estava recém operado necessitava de cuidados especiais, que foram dificultados pela ausência de água, explicou a autora. Com base nesses sentimentos é que resolveu acionar o Poder Judiciário contra aquela atitude da empresa.

Afirmou a autora que o fornecimento de água é serviço público essencial, ou seja, indispensável à vida das pessoas, e por isso deve ser fornecido de maneira contínua, não sendo admissível qualquer interrupção, conforme se verifica no art. 22, do Código de Defesa do Consumidor:

Art. 22 - Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

Além disso, lembrou a autora de outra norma presente no Código de Defesa do Consumidor, art. 42 que determina que a cobrança de débitos de consumidores inadimplentes não pode se dar através de medidas que exponham o devedor ao ridículo, causem constrangimento ou ameaça:

Art. 42 - Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

A autora, bastante revoltada, advertiu que a empresa teria, no próprio Ordenamento Jurídico, outros meios de reivindicar o pagamento dos valores em atraso e assim, a interrupção no fornecimento de água, além de ser contra o Direito do Consumidor, lesa a regra processual presente no art. 620 do Código de Processo Civil, que determina que a cobrança de débitos se dê da forma menos gravosa para o devedor:

Art. 620. Quando por vários meios o credor puder promover a execução, o juiz mandará que se faça pelo modo menos gravoso para o devedor.


Por fim, explicou a autora que o art. 1º, III da Constituição da República Federativa do Brasil traz como valor fundamental do Estado Democrático de Direito, o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, que se traduz na condição mínima de uma existência digna. Dessa forma, a autora disse ter sido seriamente ofendida em sua dignidade e pedia ao Estado a reparação de seus danos morais sofridos com a atitude de uma empresa prestadora de serviço público.


Próximo Passo:

Argumentos do Réu (Contestação)


Rever:

Descrição do Caso

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados