JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Sócio capitalista pretende obter participação maior na sociedade

Descrição do Caso:

Dois amigos, Tomé, que era um rico empresário, e Simão, que era um profissional dedicado no ramo de cosméticos, resolveram constituir uma sociedade para explorar o ramo de indústria de produtos de beleza.

O capital necessário para viabilizar o negócio seria de um milhão de reais.

Tomé não tinha tempo para dedicar ao negócio, então, disponibilizaria todo o capital para viabilizar o empreendimento. Simão, como não possuía recursos financeiros, não colocou nenhum centavo na empresa e se dedicaria inteiramente à montagem e administração do negócio, abandonando suas outras atividades.

No contrato social constou que a participação dos sócios na empresa seria de 50%, para cada um.

Constou ainda que caberia ao sócio Tomé a representação da sociedade perante aos bancos e estabelecimentos de crédito, portanto, somente ele poderia assinar os documentos relativos à representação financeira da empresa, e que a administração das atividades industriais e comerciais da sociedade caberia ao sócio Simão, que era quem realmente entendia do negócio.

No contrato social ficou estabelecido que ambos teriam direito a uma retirada mensal, em valores iguais.

O negócio deu certo, a empreendimento cresceu e dentro de dois anos receberam uma proposta de compra da empresa por oito milhões de reais.

Depois de um exame contábil chegaram à conclusão que o valor do investimento inicial, acrescido de juros e correção, chegaria a apenas dois milhões de reais. Portanto a sua venda representaria um lucro considerável de seis milhões de reais.

Os sócios começaram a examinar a proposta de compra e chegaram a conclusão que seria um bom negócio. O negócio foi fechado e o Tomé, que era quem geria as finanças da empresa, recebeu os oito milhões de reais e quando foi acertar com o sócio Simão, entregou-lhe apenas três milhões de reais, sob o argumento de que o valor que lhe competia seria o equivalente a 50% do lucro, já que o lucro efetivo teria sido de seis milhões, considerando que o valor do seu investimento inicial corresponderia a dois milhões de reais.

Os sócios se desentenderam porque Simão queria receber quatro milhões, ou seja, a metade do valor de venda da empresa, sob o argumento de que foi ele o responsável pelo sucesso da empresa que, afinal, resultou no negócio.

Inconformado, Simão postulou na justiça o recebimento integral da sua participação de 50% na empresa, ou seja: quatro milhões de reais, via ação de cobrança.

Próximo Passo:

Argumentos do Autor (Petição Inicial)

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados