Endereço: Rua Belgica, 241 - Casa
Bairro: Pq. das Nações
Ituverava - SP
14500-000
Outras monografias da mesma área
O DUMPING SOCIAL NA ATUALIDADE
A nova modalidade de emprego: o trabalho intermitente
Divergência de interpretação, prejuízo para o cidadão
Terceirização na Administração Pública e a responsabilidade subsidiária como tomadora de serviços
Dano Moral no Direito do Trabaho
A CONTEMPORANIEDADE DO DIREITO DO TRABALHO: FLEXIBILIZAÇÃO DE DIREITOS TRABALHISTAS
Texto enviado ao JurisWay em 06/11/2012.
O que é assédio moral no trabalho?
O tema assédio moral e tão antigo quanto o trabalho, mas pouco discutido, e ganhou repercusão após ser explorado na mídia.
É a exposição dos trabalhadores(as) a situações humilhantes e contrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercicío de susas funções, sendo mais comum em relações hierárquicas autoritárias em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigidas a um ou mais subordinado(s), desentabilizando a relação da vitíma com o ambiente de trabalho e a organização, forcando-a desistir do emprego.
O assédio moral acarreta prejuízos práticose emocionais , sendo que a vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diate os companheiros de trabalho e estes por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associados ao estimulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando um pacto de tolerância e do silêncio no coletivo , enquanto a vítima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, perdendo sua auto-estima.
O que fazer quando isto acontecer?
A vítima deve procurar o sindicato de sua categoria , Ministério Público, Justiça do Trabalho ,Comissão dos Direitos Humanos ou Conselho Regional de Medicina e denunciar.
Qual é legislação?
No âmbito federal, o Brasil ainda não possui regulamentação jurídica específica, mas o assédio moral pode ser julgado por condutas previstas no artigo 483 da CLT.
Na prática, os tribunais trabalhistas reconhecem o assédio quando caracterizado e comprovado por testemunhas, levando aos empregadores a pagarem indenizações elevadas.
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |