JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Edneia Freitas Gomes Bisinotto
Edneia Freitas Gomes Bisinotto, advogada inscrita na 44ª Subseção da OAB/MG, atuante nas áreas ambiental, cível, contratual, empresarial e tributária. Especialista em Direito Processual Civil e Didática Superior pela UNICID (2011), em Direito Ambiental pela UCAMPROMINAS (2015), em Direito Empresarial e Recuperação de Empresas pela Faculdade Única de Ipatinga (2018) e em Direito e Planejamento Tributário pela Faculdade Única de Ipatinga (2019).

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

REFIS da Crise Poderá Ser Reaberto Para Nova Adesão Pelo Sinal Verde da RFB

COMPENSAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DECLARADA INCONSTITUCIONAL

VITÓRIA DE CONTRIBUINTE DO IRPF NO PLENÁRIO DO TRF-3ª REGIÃO REPRESENTA UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

Hipótese de incidência

Guerra Fiscal

A INCONSTITUCIONALIDADE DA IMUNIDADE VINDA DA PEC DA MÚSICA

COFINS E PIS E A RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS DAS EMPRESAS DO SETOR SERVIÇOS APÓS DECISÃO DOS INSUMOS NO STJ

A não assunção de débitos fiscais pelo arrematante de imóvel adquirido em leilão.

REFIS DA CRISE/SUPER REFIS - QUITAÇÃO DE PRESTAÇÕES COM PRECATÓRIO - DEMORA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM APRECIAR PEDIDOS DE COMPENSAÇÃO NÃO PODE PREJUDICAR A REGULARIDADE FISCAL DO CONTRIBUINTE

O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E O IMPOSTO DE RENDA.

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Tributário

ALTERAÇÕES NA LEI DE FALÊNCIAS E REFLEXOS LEGAIS AO CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL (CTN)

Este estudo trata da Lei 11.101/2005 que alterou a legislação falimentar e seus reflexos na legislação tributária.

Texto enviado ao JurisWay em 18/01/2019.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

ALTERAÇÕES NA LEI DE FALÊNCIAS E

REFLEXOS LEGAIS AO CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL (CTN)

 

EDNEIA FREITAS GOMES BISINOTTO[1]

 

RESUMO

 

 

Este estudo se insere na área do Direito, em especial, trata da Lei de Falências e Recuperação da Empresa, Lei 11.101, de 09 de fevereiro de 2005, que alterou a legislação falimentar, sendo a recuperação judicial um instituto que está ligado ao tratamento que o devedor recebe para compreender sua situação; e, também, a Lei Complementar nº. 118, de 09 de fevereiro de 2005, com alterações trazidas ao sistema tributário brasileiro. Ao tratar das alterações legais a Lei se deve ao Decreto-Lei nº. 7.661/1945, que tratou da falência empresarial até o ano de 2005 e como sua legislação se encontrava incompatível para o momento surgiu a necessidade de uma nova legislação. Este artigo tem como objetivo: conhecer as alterações legais concernentes ao Código Tributário Nacional (CTN). Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Coelho (2016), Freitas (2007), Matta (2017) e Souza (2005), entre outros, procurando enfatizar a Lei de Falências e Recuperação Judicial que promoveu a reformulação no instituto falimentar brasileiro, trazendo inovações significativas em relação à legislação anterior. Concluiu-se que a nova Lei nº. 11.101/05 regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência da sociedade empresária. Constatou-se que a Lei nº 7.661/45 se encontrava inadequada às exigências da atualidade. Evidenciou-se que a Lei Complementar nº 118/05, constatou-se que se a alienação for judicial e feita na falência ou na recuperação judicial, o adquirente irá adquirir a empresa sem ônus tributário.

 

Palavras-chave: Falência. Reformulação. Inovações. Recuperação Judicial.

 

Introdução

O presente artigo tem como tema Alterações na Lei de Falências e Reflexos Legais ao Código Tributário Nacional (CTN), em especial, as alterações no Decreto-Lei nº. 7.661/1945 até 2005, a Lei nº. 11.101/2005 que dispõe sobre a lei de falência e recuperação judicial e extrajudicial e a Lei Complementar nº 118/2005.

Nesta perspectiva foram construídas questões que nortearam este trabalho:

           O que levou ao surgimento da nova Lei que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência da sociedade empresária?

           Como a Lei Complementar 118/2005 pode se adequar ao Código Tributário Nacional (CTN) e a legalidade concernente à falência e recuperação das empresas?

O trabalho trata da Lei nº. 11.101/2005 com dispositivos jurídicos sobre a lei de falência e recuperação judicial e extrajudicial; aprofundar conhecimentos sobre a Lei Complementar 118/2005, que veio introduzir uma série de modificações na Lei 5.172/66, ou seja, no Código Tributário Nacional.

Nesta questão tem-se a explicitação de Matta (2017, p. 10) ao referir-se à nova legislação:

Por sua vez, a nova legislação recuperatória, editada sob os auspícios da Ordem Social e Econômica, com vistas à tão almejada justiça social, trouxe expressivas alterações em seu texto. Entre as novidades, foi trazida a possibilidade da negociação com os credores privados, baseados nos princípios da preservação da empresa, princípio da proteção aos trabalhadores e finalmente do princípio do interesse dos credores. Em que pese à tentativa de soerguer empresas com o intuito da manutenção da atividade empresarial, a referida norma não promoveu a inclusão da possibilidade de negociação com credores públicos. Logo não estabeleceu ao devedor a possibilidade da negociação do crédito tributário, o que sempre representou o principal passivo na maioria dos ramos de atividade.

 

Deste modo, algumas modificações visam regular sobre recuperação judicial e a falência empresarial, pois essas modificações voltam-se para uma análise da nova Lei que tem, também, o objetivo de adequar o Código Tributário Nacional (CTN) à legalidade concernente à falência e recuperação das empresas.

Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico, bem como, as alterações das Leis, até 2005 a Lei 7.661/45 e a partir de 2005, a Lei nº 11.101/2005 e a Lei Complementar nº 118/2005.

O texto final foi fundamentado nos elementos necessários para a propositura da ação recuperatória, os sujeitos do processo e na legislação específica que traz determinações sobre a temática, enfatizando as alterações necessárias para se adequar à realidade e atender os preceitos constitucionais da Ordem Econômica.

Dentre as ideias e concepções de autores pode-se destacar Coelho (2016), Freitas (2007), Matta (2017) e Souza (2005), entre outros que contribuíram com o estudo.

 

Desenvolvimento

A cobrança do crédito tributário na recuperação judicial se encontrava para o atendimento empresarial sob o que determinava a Lei nº 7.661/45. No entanto, após grandes mudanças realizadas no setor empresarial, essa Lei tornou-se inadequada às exigências, em especial, ao referir-se às dificuldades da empresa para se adaptar à realidade contemporânea.

Neste cenário, exigia-se uma nova postura para as empresas em crise, quando dava fim ao instituto de concordata e, ainda, ocorria diante da  situação financeira da empresa, apontava-se como primeiro credor a ser inadimplido o credor tributário.

A Lei nº 7.661, de 21 de junho de 1945, regulou a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária; teve seu exercício até o ano de 2005, que tratava da falência das sociedades empresárias, corriam como procedimentos de falência e concordata, sem a intervenção do Estado.

A falência era considerada sob o aspecto econômico e jurídico. Costa e Aquaroli (2004, p. 172) define falência como “o estado ou a situação do comerciante que falhou injustificadamente nos pagamentos de obrigações líquidas a que estava vinculado”.

Outro enfoque é apresentado à falência por Pacheco (1997, p. 186): “é o processo através do qual se apreende o patrimônio do executado, para extrair-lhe valor com que atender coletiva universal, a que concorrem todos os credores. Falência é execução”.

Lacerda (apud GODOY, 2004, p. 2) faz uma análise sob dois aspectos e define falência como estático e dinâmico:

O estático, onde a define como a situação do devedor comerciante que não consegue pagar pontualmente seu débito líquido, certo e exigível. E o dinâmico, onde a define como um processo de execução coletiva instituído por força da lei em benefício dos credores.

 

Neste contexto, apresentou-se uma definição clara, e, mais, destaca-se a definição do Código Comercial Brasileiro (CCB), baseado na Lei nº. 7.661/1945, como sendo:

[...] um processo de execução coletiva, onde todos os bens do devedor são arrecadados para uma venda comercial, forçada, com a distribuição proporcional do ativo entre os credores, caracterizando-se pela impontualidade, que faz presumir o estado de insolvência, considerando falido o comerciante que, sem relevante razão de direito, não paga no vencimento sua obrigação, legitimando sua ação executiva (FÜHRER, 2004, p. 112).

 

Deste modo, a falência é uma forma judicial que busca saldar obrigações contraídas, inadimplência, uma situação definitiva. Portanto, uma definição mais atualizada contribui para este estudo, como a teoria de Coelho (2016, p. 165), ao afirmar que:

Nem toda a falência é um mal. Algumas empresas, porque são tecnologicamente atrasadas, descapitalizadas ou possuem organização administrativa precária, devem mesmo serem encerradas. Para o bem da economia como um todo, os recursos – materiais, financeiros e humanos – empregados nessa atividade devem ser realocados para que tenham otimizada a capacidade de produzir riqueza. Assim, a recuperação de empresa não deve ser vista como um valor jurídico a ser buscado a qualquer custo. Pelo contrário, as más empresas devem falir para que as boas não se prejudiquem. Quando o aparato estatal é utilizado para garantir a permanência de empresas insolventes inviáveis, opera-se uma inversão inaceitável: o risco da atividade empresarial transfere-se do empresário para os seus credores.

 

Nesta perspectiva, consideram-se aquelas empresas que não acompanham o avanço tecnológico, não se atualizaram a uma administração eficiente para acompanhar as mudanças,  não têm como ter continuidade frente à crise econômica financeira.

Desta forma, a Lei de Recuperação Judicial e Falências, segundo Coelho (2016, p. 45) contempla benefícios, “como a suspensão das execuções em curso, garantia da manutenção de serviços básicos, como energia, água e comunicações, dentre outros”.

Portanto, a realidade contemporânea necessitava mais e, assim, editou-se uma nova legislação recuperatória, a Lei nº 11.101, de 09 de fevereiro de 2005, e tem como princípios básicos “a preservação da empresa, a proteção aos trabalhadores e, por fim, os interesses dos credores” (MATTA, 2017, p. 46).

Desta forma, ao reconhecer que o Decreto-Lei nº 7.661/45 se encontrava inadequado, a nova Lei define uma postura ao referir-se ao tratamento em relação às empresas em crise e, assim, dá-se fim ao instituto da concordata.

Mendes (1930 apud OLGUIN, 2013, p. 1) afirma que “o instituto da Concordata poderia ser comparado a um contrato firmado entre o falido e seus credores, de modo que o débito seria quitado em parte ou em sua totalidade, à vista ou a prazo”.

Almeida (2005) aponta o significado de concordata, do verbo concordar, que significa etimologicamente, acordo, conciliação, ajuste, combinação. No sentido jurídico define “o instituto que objetiva regularizar a situação econômica do devedor comerciante, evitando (concordata preventiva), ou suspendendo (concordata suspensiva), a falência” (ALMEIDA, 2005, p. 384). A concordata era requerida nos autos da falência, logo depois da apresentação do quadro geral de credores.

Conforme a teoria de Coelho (2002, p. 231-232), “a crise de uma empresa pode ser econômica, financeira ou patrimonial”. Nestes termos, Matta (2017, p. 47) exemplifica:

Estaríamos diante de uma crise econômica quando as vendas dos produtos ou a prestação de serviços não são realizadas em quantidade suficiente à manutenção do negócio. Já quanto à crise financeira, esta aconteceria quando o empresário tem falta de fluxo de caixa,  dinheiro ou recursos disponíveis para pagar suas obrigações obrigacionais. E, finalmente, patrimonial se faz sentir quanto o ativo do empresário é menor do que o seu passivo e seus débitos superam os seus bens e direitos.

 

Nesta questão, vale ressaltar sobre as empresas e o benefício da tentativa de recuperação, ao afirmar que nem todas merecem tal benefício, é devido às grandes dificuldades que se depara na organização de suas atividades econômicas.

Matta (2017, p. 47-48) fundamenta que a Lei nº 11.101/2005 visa “a preservação da empresa no sentido da continuação das atividades de produção de riqueza como um valor que pode ser protegido, sempre que possível [...], reconhece-se que os efeitos que levam à extinção das atividades empresariais e prejudica a todos os envolvidos como os trabalhadores, os consumidores, os parceiros negociais e o Estado.

Para Fazzio Júnior (2012, p. 596), a preservação da atividade negocial “é o ponto mais delicado do regime jurídico de insolvência. Só deve ser liquidada a empresa inviável, ou seja, aquela que não comporta uma reorganização eficiente ou não justifica o desejável resgate”.

Negrão (2007) entende que há cumprimento da norma maior ao se dar aplicabilidade a este princípio, como dispõem os dispositivos constitucionais da Constituição Federal em seus artigos 170 e 174:

 

Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: (...) II - propriedade privada; (...)  Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado. (BRASIL, 1988).

 

Neste contexto, menciona os princípios gerais da atividade econômica, valorizando o trabalho humano na livre iniciativa, o Estado será determinante no setor público e indicativo no setor privado.

Ao observar as modificações no Código Tributário Nacional introduzidas pela Lei Complementar nº. 118/2005 veio para regular os seguintes temas:

 

a) questões atinentes à responsabilidade por sucessão, ao parcelamento e aos privilégios e garantias do crédito tributário, em face da nova sistemática trazida pela Lei 11.101, de 09.02.2005, que disciplina a recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária;

b) indisponibilidade de bens e direitos do devedor que, citado, não pague e nem apresente bens à penhora no prazo legal e quando não forem encontrados bens penhoráveis;

c) a interpretação do art. 168, I, do CTN, objetivando driblar o entendimento do STJ, comumente denominado de “5+5”. (BRASIL, 2005).

 

Neste contexto, busca-se uma análise da nova lei de falências, as modificações preconizadas pela Lei Complementar (LC) nº 118/05 que tem como objetivo adequar o Código Tributário Nacional ao novo sistema de reestruturação de empresas em dificuldades financeiras e econômicas.

Deste modo, a primeira alteração da Lei Complementar nº 118/05 refere-se à responsabilidade por sucessão prevista no artigo 133 do CTN, como explicita Freitas (2007, p. 206-207):

[...] a LC 118/05 trouxe uma significativa alteração na regra consagrada da responsabilidade tributária por sucessão  pela qual a sucessora responde pelos tributos devidos pela sucedida, ou seja, a responsável por sucessão arca com os tributos originariamente devidos pelo contribuinte e que lhe foram transferidos pelo advento da aquisição do empreendimento. Tal regra não se aplica na hipótese de alienação judicial: I – em processo de falência; II – de filial ou unidade produtiva isolada, em processo de recuperação judicial. Tal o que vem estipulado no novíssimo § 1º, acrescido ao art. 133 do CTN.

 

Deste modo, evidencia-se que se a alienação for judicial e feita na falência ou na recuperação judicial, o adquirente irá adquirir a empresa, fundo de comércio, estabelecimento comercial, sem o ônus tributário. Como reforça Freitas (2007, p. 207), “é bem mais fácil arranjar um comprador para bens do falido ou da empresa em recuperação judicial se o adquirente não for considerado responsável tributário por sucessão”.

Outra modificação citada em relação ao CTN refere-se à indisponibilidade de bens e direitos do devedor tributário que se torna mais efetiva a execução quando proposto pelo devedor que não tem mais bem, nem para ser penhorado e nem para ser declarado como indisponível:

 

O art. 2º da LC 118/05 acrescentou ao CTN o art. 185-Aque estipula que na hipótese de o devedor tributário, devidamente citado, não pagar nem apresentar bens à penhora no prazo legal e não forem encontrados bens penhoráveis, o juiz determinará a indisponibilidade de seus bens e direitos, comunicando a decisão, preferencialmente por meio eletrônico, aos órgãos e entidades que promovem registros de transferência de bens, especialmente ao registro público de imóveis e às autoridades supervisoras do mercado bancário e do mercado de capitais, a fim de que, no âmbito de suas atribuições, façam cumprir a ordem judicial.

O § 1º do aludido dispositivo legal diz que a indisponibilidade se limita ao valor total exigível, devendo o juiz determinar o imediato levantamento da indisponibilidade dos bens ou valores que excederem tal limite.

O § 2º fixa que os órgãos e entidades aos quais se fizer a comunicação enviarão imediatamente ao juízo a relação discriminada de bens e direitos cuja indisponibilidade tenham promovido. (BRASIL, 2005).

 

Neste sentido, o dispositivo confere uma garantia de recebimento ao crédito tributário  tornando mais efetiva a execução fiscal; a nova regra do artigo, acima citado, faz-se necessário uma maior agilidade no processo administrativo tributário, sem o que a norma não terá grande eficácia (FREITAS, 2007).

A indisponibilidade será limitada ao valor total exigível e o juiz determinará o imediato levantamento da indisponibilidade dos bens ou valores que excederem esse limite. (TRINDADE, 2014).

 

Conclusão

Diante do exposto, concluiu-se que o que levou ao surgimento da nova Lei nº 11.101/05, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência da sociedade empresária foi trazer a possibilidade da negociação com os credores privados baseados nos princípios da preservação da empresa, no princípio da proteção aos trabalhadores e ao princípio do interesse dos credores; tem-se, ainda, que a norma não promoveu a inclusão da possibilidade de negociação com credores públicos.

Constatou-se que a cobrança do crédito tributário na recuperação judicial para as empresa, de acordo com as determinações da Lei nº 7.661/45 se encontravam inadequadas às exigências da atualidade, exigindo uma nova postura para as empresas que se encontravam em crise econômica e corriam como procedimentos de falência e concordata.

Evidenciou-se ao editar a Lei nº 11.101/05 quem esta teve como princípios básicos, a preservação da empresa, a proteção dos credores e os interesses dos credores.

Quanto à Lei Complementar nº 118/05, constatou-se que se a alienação for judicial e feita na falência ou na recuperação judicial, o adquirente irá adquirir a empresa sem ônus tributário. No que se refere à indisponibilidade de bens e direitos do devedor tributário que se torna mais efetiva a execução quando proposto pelo devedor que não tem mais bem, nem para ser penhorado e nem para ser declarado como indisponível. A indisponibilidade será limitada ao valor total exigível que o juiz determinará o imediato levantamento da indisponibilidade dos bens ou valores que excederem esse limite.

 

REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, Amador Paes de. Curso de Falências e Concordatas. 20 ed. São Paulo: Saraiva,2005.

 

BRASIL. Lei 11.101, de 9 de fevereiro de 2005. Regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária. Disponível em: . Acesso em 31.01.2017. 

 

________. Lei Complementar nº. 118, de de 09 de fevereiro de 2005. Altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1996. Código Tributário Nacional, e dispõe sobre a interpretação do inciso I do art. 168 da mesma lei. Disponível em: . Acesso em: 18 de Setembro de 2018.

 

________. Constituição da República Federativa do Brasil. (1988). Disponível: . Acesso em: 18 Set. 2018.

 

________. Dec.Lei 7.661/45, de 21 de junho de 1945, Lei de Falências.

 

COELHO, Fábio Ulhoa. Comentários à lei de falências e recuperação de empresas. 11ª ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016, pag. 165.  

 

________. Curso de direito comercial: direito da empresa, v. 3, 2002,  p. 231-232. 

 

COSTA, V. W.; AQUAROLI, M. Dicionário jurídico. São Paulo, 2004.

 

FAZZIO JÚNIOR, Waldo. Manual de Direito Comercial, 13. ed., São Paulo: Atlas, 2012.

 

FREITAS, Leonardo Buissa. As alterações realizadas pela lei complementar 118, de 9 de fevereiro de 2005 no código tributário nacional. 2007. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/ri/14125>. Acesso em:  18 Setembro de 2018.

 

FÜHRER, M. C. A. Resumo de direito comercial: empresarial. 32. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

 

LACERDA,  J. C. Sampaio de. Manual de Direito Falimentar. Ed. Freitas Bastos, 1999.

 

LACERDA, J.C. Sampaio de. Manual de Direito Falimentar. São Paulo: Saraiva, 2001. In: GODOY, Wilson Carlos de. Direito falimentar internacional. Disponível em: . Acesso em: 18 Setembro de 2018.

MATTA, Alexandre de Souza. A cobrança do crédito tributário na recuperação judicial. (Dissertação). Mestre em Direito. Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Mudança Social. Universidade de Marília, Marília: UNIMAR, 2007.

 

MENDES, Octavio. Fallencias e Concordatas. São Paulo: Saraiva & C. – Editores,1930.

 

MENDES, Octavio. Fallencias e Concordatas. São Paulo: Saraiva & C. – Editores,1930. OLGUIN, Pedro Rocha. Recuperação de empresas e concordata face ao princípio da preservaçãoRevista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 18n. 35065 fev. 2013. Disponível em: . Acesso em: 18 Setembro de 2018.

 

NEGRÃO, Ricardo. Manual de Direito Comercial e de Empresa : volume 3. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. 

 

PACHECO, J. S. Processo de falência e concordata. Rio de janeiro: Forense, 1997.

 

TRINDADE, Larissa Maria da. Garantias e Privilégios Tributários. Portal Boletim Jurídico. Disponível em: . Acesso em: 18 Setembro de 2018.

 

 



[1] Pós Graduanda em Direito Empresarial e Recuperação de Empresas – ISEIB. Pós Graduanda em Direito e Planejamento Tributário – ISEIB. Especialista em Direito Processual Civil – UNICID. Especialista em Direito Ambiental – UCAMPROMINAS. Graduada em Direito – FEIT-UEMG. Cursos Complementares na área do Direito. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2995902150720025.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Edneia Freitas Gomes Bisinotto).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados