JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Dicas Jurídicas
Autoria:

Carlos Moacyr Ferreira Neto
Cursando o 10º Semestre de Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Tributário

As Alterações trazidas pela Emenda Constitucional de 87/2015 para o E-commerce

Texto enviado ao JurisWay em 01/04/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Antes de se adentrar ao mérito do presente trabalho, qual seja, as alterações trazidas pela EC 87/2015, é imperioso discorrer um breve resumo acerca de como era tratado o ICMS antes do advento da referida Emenda Constitucional.

 

Antecedentemente do surgimento do comércio eletrônico, os consumidores não-contribuintes (pessoa física ou jurídica) do ICMS adquiriam as mercadorias desejadas no próprio Estado em que se residiam, ou seja, apenas iam ao centro comercial/loja e efetuavam a compra do bem. Nesse cenário, o ICMS sobre a operação era pago ao seu Estado, na medida em que a venda (“saída”) da mercadoria se realizava no próprio Estado (“regra de ouro”). Referida situação, inclusive, se encaixava perfeitamente como estratégia de atração de investimentos para o Estado, uma vez que a origem e o destino do consumo se procederia no mesmo Estado, a quem caberia, naturalmente, a arrecadação.

 

Todavia, nos casos das aquisições feitas em outro Estado pelas empresas contribuintes do imposto, localizadas nos Estados “consumidores”, poderiam ocorrer uma das duas hipóteses:

 

i) o Estado (de destino) se beneficiava de parte do imposto, com o recolhimento do DIFAL a seu favor (se o adquirente o fizesse como consumidor final), ou;

 

ii) o Estado se beneficiava ao arrecadar o ICMS devido na operação seguinte, quando a empresa vendesse a mercadoria para um terceiro.

 

Tinha-se, portanto, com a regra do ICMS nas operações entre os Estados (incluindo o mecanismo do DIFAL), um certo “equilíbrio” na distribuição do imposto entre os entes envolvidos na operação.

Contudo, tal cenário mudou com o advento da internet (inimaginável à época em que o ICMS foi concebido), alterando justamente este equilíbrio, especialmente no primeiro caso acima referido, qual seja, o dos consumidores não-contribuintes, domiciliados nos Estados menos favorecidos, que passaram a adquirir, via internet (com extrema facilidade e comodidade), mercadorias de empresas localizadas em outro Estados, principalmente as empresas localizadas no sudeste, uma vez que tais empresas se especializaram na venda “on-line”.

 

Neste ponto é vital esclarecer que o ICMS será devido ao Estado de origem do bem, como nos dita a “regra de ouro” do imposto, sendo afastado qualquer outra hipótese, inclusive as do DIFAL, com fulcro na redação dos incisos VII e VIII do § 2º do art. 155 da Constituição Federal de 1988 antes da novel EC nº 87/2015.

 

Uma vez feita tais considerações acerca de como era o recolhimento do ICMS anteriormente ao advento da EC 87/2015, passemos, então, a entender o que se altera com a nova Emenda Constitucional.

 

Pela atual regra vigente (com início em janeiro de 2016), toda empresa comercial que vende para outro estado da federação deve ter duas preocupações básicas para determinar a regra de tributação da operação pelo ICMS: em primeiro lugar, saber se o seu cliente (destinatário) é ou não contribuinte do imposto. Se não for contribuinte do imposto (por exemplo, uma empresa prestadora de serviços sujeita apenas ao ISS ou uma pessoa física), a alíquota de ICMS aplicável é apenas e tão somente aquela prevista na legislação do Estado de origem da mercadoria (ou seja, a chamada “alíquota interna” do Estado em que localizada a empresa vendedora)

 

Como dito, na regra atual, se o destinatário da mercadoria (em outro Estado) é não contribuinte do imposto, incidirá na operação apenas a alíquota interna. Porém, se ele for contribuinte do ICMS, então a regra se altera: a alíquota incidente na operação será sempre a chamada interestadual (12%, como regra e 7% como exceção, além da alíquota de 4% para os casos específicos de mercadorias importadas).

 

Nesse último caso (cliente em outro Estado que é contribuinte do imposto) cabe à empresa vendedora um segundo cuidado: saber se a mercadoria que está sendo adquirida será consumida pelo cliente como destinatário final ou se, ao contrário, a aquisição se dará a título de insumo produtivo (para ser aplicado na industrialização) ou para revenda.

 

No primeiro caso (consumidor final), além do pagamento do ICMS para o Estado de Origem do bem (a alíquota interestadual, como vimos), ainda será devido o recolhimento do DIFAL, devido ao Estado de destino do bem e representado pela diferença entre a alíquota interestadual e a alíquota interna do Estado de destino.

 

 

Pois bem, é justamente esse tradicional regramento que acaba de ser modificado pela Emenda Constitucional nº 87/2015, com sua eficácia a partir de 2016. Agora, sempre que a operação for feita com outro Estado, alíquota necessariamente será a interestadual. Também, sempre haverá diferencial de alíquota, desde que a mercadoria tenha sido adquirida para o consumo final (no sentido de que não haverá continuidade no ciclo de circulação da mercadoria).


CONCLUSÃO

 

A EC 87/2015 alterou a sistemática de cobrança do ICMS nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final, não contribuinte do imposto, localizado em outro Estado.

 

Antes da EC 87/2015, nessas operações e prestações, o ICMS era devido integralmente ao Estado de origem. Após a emenda, o ICMS devido nessas operações e prestações será partilhado:

 

                    O Estado de origem terá direito ao imposto correspondente à alíquota interestadual

                    O Estado de destino terá direito ao imposto correspondente à diferença entre a sua alíquota interna e a alíquota interestadual.

 

Quem tem a obrigação de recolher o diferencial de alíquotas nas operações e prestações interestaduais destinadas a consumidor final?

 

Se o destinatário for contribuinte, é o destinatário que deverá recolher;

Se o destinatário não for contribuinte, é o remetente que deve recolher:


 

BIBLIOGRAFIA

 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc87.htm

 

http://www.fazenda.sp.gov.br/download/ec87_2015/apresentacoes_FIESP_151215.pdf

 

http://www.conjur.com.br/2015-dez-04/rogerio-carneiro-icms-commerce-nao-vale-simples

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Carlos Moacyr Ferreira Neto).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados