Legendas Duplas para aperfeiçoar seu inglês



Achou esta página útil? Então...
Curta ou Compartilhe com os amigos:
Conte aos seus seguidores:

Acidentes de trânsito

Os números de acidentes no trânsito no Brasil têm aumentado. E muito se fala na necessidade de diminuir esses números.

A Austrália, entretanto, tem andado na contramão das estatísticas, conseguido diminuir o número de acidentes ano após ano. E recentemente eles lançaram uma campanha na TV deixando claro que o foco deles não é nos números.

Quando deixamos de pensar em números, percebemos a real necessidade de fazer alguma coisa. E nesse vídeo isso fica muito claro. Veja só:


There's no one someone won't miss - Man on the street - Towards Zero

Por que ocorrem tantos acidentes de trânsito?

Há muitos acidentes que ocorrem única e exclusivamente por causa da irresponsabilidade de alguns motoristas embriagados ou da imprudência de outros em altíssima velocidade.

Mas estatisticamente, esses casos são minoria. A grande maioria dos acidentes não acontecem por um motivo isolado, mas são fruto de um conjunto específico de circunstâncias aliadas a um somatório de erros que, por uma triste coincidência, levam a um desfecho trágico.

Como circunstâncias, podemos citar a presença de chuva ou neblina, menor visibilidade à noite, buracos e imperfeições nas ruas e estradas, invasão repentina da pista por objetos, animais ou pessoas, falhas mecânicas causadas por falta de revisão do veículo, como problemas nos freios, suspensão ou mesmo pneus gastos etc.

Já os erros do motorista podem ser resumidos, na maioria das vezes, ao excesso de velocidade, efeito de álcool e drogas que causam a redução na velocidade de resposta a estímulos e uma queda na capacidade de direção e à falta de atenção do motorista, que pode ser causada pelo cansaço, uso de celulares e outros aparelhos como rádios e GPS ou até mesmo por causa de conversas ou interações com outros passageiros do veículo.

Outra causa comum é a mudança de faixa feita de forma abrupta ou repentina por motoristas à nossa volta, muitas vezes ocasionadas por mudança de ideia quanto ao destino ou ao melhor caminho ou mesmo por falta de conhecimento da via.

O certo é que, muitas vezes, se apenas um dos erros fosse evitado ou se apenas uma das variáveis do acidente fossem alteradas, esses acidentes não teriam acontecido.

Afinal, se apenas um dos erros ou circunstâncias fossem suficientes por si só para causar um acidente, provavelmente todos nós presenciaríamos e/ou participaríamos de acidentes de trânsito todos os dias.

E é justamente essa necessidade de cumulação de erros é que nos dá a falsa impressão de que podemos, impunemente, continuar dirigindo acima dos limites de velocidade, mexendo no celular, com sono e mesmo depois de ingerir álcool. Afinal, todos nós já dirigimos algumas vezes nessas condições sem causar acidentes.

Quanto mais nós nos acostumamos com essas situações, mais corajosos ficamos ao dirigir, achando que os acidentes nunca acontecerão conosco. Começamos cada vez mais a pensar que sair da linha só um pouquinho não tem problema. E acabamos por achar que acidentes só acontecem com aqueles que abusam da imprudência.

O problema é que coincidências nas quais dois ou mais erros ou circunstâncias desfavoráveis acontecem ao mesmo tempo podem ocorrer com qualquer pessoa.

A boa notícia é que se conseguirmos nos habituar a eliminar de nossa rotina pelo menos um desses comportamentos indesejados, como por exemplo a condução acima do limite de velocidade, poderemos reduzir drasticamente a possibilidade de cumulação de erros.

Os países da Oceania são referência em campanhas publicitárias de educação no trânsito. Eles produziram ao longo dos últimos anos algumas das mais marcantes, agressivas e educativas campanhas, com excelentes resultados.

Hoje selecionei quatro dos filmes mais inteligentes, impactantes e didáticos de campanhas de redução de acidentes no trânsito feitas na Oceania, três da Austrália e um da Nova Zelândia, todas focadas na redução da velocidade. As imagens podem ser fortes, mas a mensagem passada é importante.

Outras pessoas cometem erros

No primeiro vídeo que separei, não há explicações elaboradas. É simplesmente mostrada uma situação corriqueira em que, de um lado, há uma pessoa que comete um erro e, do outro, há um motorista correto, mas em alta velocidade. Antes do acidente, o tempo para, e eles têm a chance de trocar algumas palavras. Chocante, mas real.


Slow Down! Other People Make Mistakes - Speed ad New Zealand

O cirurgião plástico

No próximo vídeo, um cirurgião plástico explica como é o seu trabalho reconstruindo um corpo humano atingido em um atropelamento. Para isso, conta detalhadamente o que acontece com o corpo humano em menos de dois décimos de segundo quando é atingido por um carro, equipado com freios ABS, trafegando a 70km/h que começa a frear desde 50 metros antes do local do acidente. Conta também o que aconteceria se o carro estivesse 10km/h a menos, a 60.


10km less

O sargento que coleta provas para o tribunal

Mais um vídeo sobre atropelamentos. Neste, um sargento conta como é o seu trabalho de coletar provas para o julgamento de motoristas que se envolvem em acidentes. Usando efeitos cinematográficos dignos de Hollywood, o vídeo mostra uma reconstrução reversa do acidente, na qual o sargento cita as evidências observadas. No final, ele mostra o que teria acontecido se o motorista, nas mesmas condições, estivesse a apenas 5 km/h a menos.


Reconstruction

O expert explica

Dessa vez, o vídeo não mostra um atropelamento, mas a mensagem é similar. Uma velocidade 5 Km/h menor no momento da frenagem pode reduzir em 27km/h a velocidade no momento da colisão. E mostra os efeitos práticos dessa redução. Outro anúncio com efeitos cinematográficos de última geração. Tudo para mostrar de forma conclusiva e didática a importância de se diminuir um pouco a velocidade.


Slo-Mo

Conclusão

Diante de vídeos tão marcantes e didáticos, tenho certeza que, pelo menos por algum tempo, algo vai despertar em sua cabeça quando você notar que está a uma velocidade um pouco mais alta. E você vai aliviar o pedal do acelerador. Quando notar que o efeito passou, volte aqui e assista os vídeos mais uma vez. A conscientização pode demorar um pouco, mas os efeitos podem mudar sua vida, ou não. E é bom que sua vida não mude por causa de um acidente.

Para ver outros vídeos com legendas duplas e saber mais sobre o projeto, acesse o link abaixo:

Legendas Duplas para Aperfeiçoar seu Inglês

Deixe-nos saber sua reação

Essa é uma nova área no JurisWay, e precisamos saber se vale a pena investir nela.

Assim, peço que deixe seus comentários aqui embaixo ou abaixo de cada um dos vídeos.

Se não gostou, se achou erros, ou se achou ruim ou fraco, fale sobre sua insatisfação.

Se teve uma ideia, algo que poderia melhorar o sistema e torná-lo mais útil, dê suas sugestões.

E se gostou, diga por quê. É importante saber também o que deu certo para que a gente não mude o que agradou só com base nas reclamações.


Achou esta página útil? Então...
Curta ou Compartilhe com os amigos:
Conte aos seus seguidores:


Comentários  

Veja também:
Cursos Online Gratuitos

Áreas do Direito

Introdução ao Estudo do Direito (5 cursos)

Direito Civil (17 cursos)

Direito Penal (28 cursos)

Direito Processual Penal (11 cursos)

Direito Empresarial (23 cursos)

Direito de Família (29 cursos)

Direito do Trabalho (47 cursos)

Direito Coletivo do Trabalho (9 cursos)

Direito Processual do Trabalho (33 cursos)

Direito Processual Civil (102 cursos)

Condomínio (18 cursos)

Direito Administrativo (39 cursos)

Direito Ambiental (82 cursos)

Direito do Consumidor (47 cursos)

Direito Imobiliário (15 cursos)

Direito Previdenciário (26 cursos)

Direito Tributário (9 cursos)

Locação (12 cursos)

Propriedade Intelectual (3 cursos)

Responsabilidade Civil (15 cursos)

Direito de Trânsito (3 cursos)

Direito das Sucessões (16 cursos)

Direito Eleitoral (2 cursos)

Licitações e Contratos Administrativos (13 cursos)

Direito Constitucional (32 cursos)

Direito Contratual (45 cursos)

Direito Internacional Público (1 curso)

Teoria Econômica do Litígio (1 curso)

Direitos Humanos (1 curso)

Arbitragem (1 curso)

Outros (7 cursos)

Cadastre-se no JurisWay
E veja as vantagens de se identificar

Atualização
Receba notícias e outros conteúdos selecionados semanalmente.

www.jurisway.org.br/cadastro

Já é cadastrado? Identifique-se com seu email e senha