JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Vocabulário Jurídico - Econômico/Ambiental

Aqui você encontra as palavras e expressões jurídicas gerais, utilizadas em todos os ramos do Poder Judiciário.




Escolha uma abaixo ou use a busca por palavra chave.




Busca por palavra chave:

Procurar também nas definições
#A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


:: Peculato Ocorre quando funcionário público, valendo-se de seu ofício, se apropria de dinheiro ou bens móveis, de forma indevida, confiados à sua guarda e posse, em proveito próprio ou de terceiro, ou que se vale de sua influência para desviá-los.


:: Peculato É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral. Caracteriza-se pela apropriação efetuada pelo funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio. A pena prevista para este crime é de reclusão, de 2 a 12 anos, e multa. Aplica-se a mesma pena, se o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário. Veja Arts. 312 e 313, do Código Penal.


:: Peculato culposo É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral. Trata-se do crime em que o funcionário público concorre culposamente para que outro se aproprie de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou o desvie, em proveito próprio ou alheio. A pena prevista é de detenção, de 3 meses a 1 ano. Veja Art. 312, §§ 2º e 3º do Código Penal.


:: Peculato mediante erro de outrem É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral consistente na apropriação de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem. A pena prevista para este crime é de reclusão, de 1 a 4 anos, e multa. Veja Art. 313 do Código Penal.


:: Peculiaridade - Características, especialidades.


:: PECULIARIDADES AMBIENTAIS - refere-se a sistemas ambientais, estes alterados ou não , destacando os componentes bióticos e abióticos, seus fatores, seus processos naturais, atributos, os patrimônios culturais, cênicos, da biodiversidade , que se realça devido sua raridade, potencialidade ou mesmo pela fragilidade.


:: PECÚLIO - soma de dinheiro acumulada a título de reserva a palavra têm o significado próximo ao de aposentadoria; seria um valor a receber depois de determinado prazo, geralmente longo, podendo ser recebido pelo próprio investidor ou deixado para seus descendentes.


:: PEDÁGIO - taxa cobrada por empresas que administram, pontes, estradas, meio de ligação , podendo ser cobrada por pessoas ou por carros que tenham que fazer o percurso.


:: PEDICELO - haste das flores individuais de uma inflorescência.


:: Pedido É um dos requisitos da petição inicial. Deve ser certo ou determinado. Ainda, pode ser genérico quando se tratar de ações universais, se não puder o autor individuar na petição os bens demandados; quando não for possível determinar, de modo definitivo, as conseqüências do ato ou do fato ilícito e quando a determinação do valor da condenação depender de ato que deva ser praticado pelo réu. Veja os Arts. 286 a 294 do Código de Processo Civil, Lei N.o 5.869/73.


AnteriorPróxima

:: topo ::


 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados