Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Contratual - Contratos
Como a se dá a ratificação dos atos praticados pelo mandatário?


Como a se dá a ratificação dos atos praticados pelo mandatário?

Quando os atos exercidos pelo mandatário extrapolam os poderes que lhe foram conferidos, tais atos tornam-se anuláveis, cabendo ao mandante impugná-los ou ratificá-los.

 

Ratificar significa validar, confirmar, corroborar. A ratificação deve ser expressa ou confirmada pela execução de algum ato do mandante que a torne induvidosa.

 

Uma vez acatada a atividade do mandatário pela ratificação, seu efeito é retroativo, entendendo-se como se o mandato fora outorgado desde a prática do ato.

Art. 662. Os atos praticados por quem não tenha mandato, ou o tenha sem poderes suficientes, são ineficazes em relação àquele em cujo nome foram praticados, salvo se este os ratificar.

Parágrafo único. A ratificação há de ser expressa, ou resultar de ato inequívoco, e retroagirá à data do ato.

Enquanto não há ratificação por parte do mandante dos atos praticados em excesso pelo mandatário, este será considerado mero gestor de negócios, responsabilizando-se pelos atos extravagantes perante terceiro.    




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados