Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Introdução ao Estudo do Direito - Introdução ao Estudo do Direito
Quais são os defeitos leves dentro dos negócios jurídicos?


Quais são os defeitos leves dentro dos negócios jurídicos?

Os defeitos mais leves não geram a nulidade do negócio como no caso dos defeitos graves. Os defeitos leves se distinguem em vícios do consentimento e vícios sociais.

Os vícios do consentimento, se relacionam à manifestação da vontade, que é desvirtuada, ou seja, se externa de maneira equivocada.

Os vícios do consentimento são o erro, o dolo, a coação e o estado de perigo.

Já nos vícios sociais não há a manifestação de vontade desvirtuada. O consentimento revela exatamente o que o declarante deseja, mas, no funcionamento do negócio jurídico, verifica-se o prejuízo, a terceiros ou à lei. São eles a simulação (que, conforme já visto foi levado à condição de defeito grave), a fraude contra credores e a lesão.

Vale dizer que, alguns doutrinadores discutem a natureza do estado de perigo e da lesão. Alguns consideram que estes vícios estariam classificados em uma zona cinzenta, ou seja, pertenceriam tanto aos vícios do consentimento, quanto aos vícios sociais.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados