Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Introdução ao Estudo do Direito - Introdução ao Estudo do Direito
Quais são as implicações lógicas que se retira da noção de dever jurídico?


Quais são as implicações lógicas que se retira da noção de dever jurídico?

Da noção de dever jurídico, retira-se algumas proposições lógicas para o estudo do Direito:

-Tudo que está determinado em lei, é, por ela, permitido, ou seja, se a lei ordena uma determinada conduta, é porque essa conduta é permitida.

- Da mesma forma, se a não há proibições a cerca de uma determinada conduta, o indivíduo terá ampla liberdade de fazer ou não fazer, ou seja, será uma escolha do indivíduo realizar ou não uma conduta, pois a lei permite, mas não obriga.

- Outra proposição seria a de que uma norma, uma vez regulada, não poderá, simultaneamente, ser permitida e proibida, sob pena de se encontrar no Ordenamento Jurídico evidentes contradições. Se todos são iguais perante a lei, não poderá existir leis contraditórias a serem aplicadas a cada caso concreto seguindo interesses particulares.

Assim, uma vez regulada uma determinada conduta, ou ela está permitida ou está proibida. E dessa forma, o que não for proibido, será permitido ao sujeito exercer.

Ressalta-se que uma sociedade que cumpre os deveres jurídicos impostos, possui um Direito efetivo, que cumpre, de maneira satisfatória, a sua função.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados