Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Desenvolvimento Pessoal - Ouvinte
O desinteresse pelo assunto prejudica o ato de ouvir?


O desinteresse pelo assunto prejudica o ato de ouvir?

Como ouvintes, tendemos a classificar os assuntos como “muito interessante” e “extremamente aborrecido”.

Assim, quando alguém estiver falando sobre um assunto desinteressante, por exemplo, vamos conseguir perceber quanto tempo levamos para “desligar” ou até mesmo se tivermos alguma chance, de nos afastar daquela pessoa ou daquele assunto, fazendo uso de algum tipo de desculpas.

Assuntos que embora possam parecer desinteressantes, como os de trabalho, precisaremos ouvi-los com atenção, já que o que estará sendo tido afetará diretamente o profissional de nossa carreira.

Mas também vão existir assuntos em que pensamos que seria aborrecido e nos surpreenderemos com a descoberta do quão interessante são os mesmos. Assim, vamos ter o maior prazer em prestar atenção no que é falado naquele momento.

Vão existir momentos em nossas vidas onde ouvir e nos concentrar em outros assuntos vai tornar-se praticamente impossível, pois outros tipos de preocupações ocuparam parte de nossas mentes, como filhos doentes, empregada que faltou ao trabalho, dívidas, horários marcados, ou seja, qualquer tipo de problema familiar ou profissional pode atrapalhar os ouvidos.

Isso ficará evidenciado, já que a outra pessoa a quem deveríamos estar ouvindo perceberá nossa ausência de concentração, uma vez que isso se evidenciará com atitudes como olhares distantes, sentar-se na beirada da cadeira, caminhar em direção à porta ou até mesmo de arrumar a bolsa, e dizer “sim” ou “não” sem qualquer tipo de energia ou convicção na voz.

Nesses casos não seremos os únicos ouvintes. A outra pessoa se tornará também, de certa forma, ouvinte.

Para mais informações sobre o assunto, acesse o curso gratuito:

Como ouvir as pessoas




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados