Por que o mandatário deve exibir a procuração às pessoas com quem contrata?
É obrigação do mandatário exibir a procuração às pessoas com quem contratar, como forma de garantia para terceiro que passa a conhecer os poderes reportados no mandato.
Àqueles de boa fé que negociarem com o mandatário sem o conhecimento dos poderes constantes da procuração serão indenizados por seus prejuízos. O mandatário responde pessoalmente por eles.
Em contrapartida, o terceiro que, mesmo depois de ler a procuração, praticar atos exorbitantes ao mandato, perde o direito de acionar o mandatário, salvo se este se responsabilizou por estes atos ou prometeu a ratificação do mandante.
Art. 673. O terceiro que, depois de conhecer os poderes do mandatário, com ele celebrar negócio jurídico exorbitante do mandato, não tem ação contra o mandatário, salvo se este lhe prometeu ratificação do mandante ou se responsabilizou pessoalmente.
Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.
Curta ou Compartilhe com os amigos: