JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Legislador

Outras Leis do
Eu Legislador

Ambientelimpoeselecinado@.com
Lei Ordinária

Lei do Idoso no ar
Lei Complementar

diminuição de taxação de patente
Emenda Constitucional

Aplicabilidade da cobrança de juros
Emenda Constitucional

ISENÇÃO DE I.P.T.U.
Lei Ordinária

Veja mais ...

Lei do Curso de Cidadania e Direitos Humanos.
Proposta por Adalberto Fraga Veríssimo Júnior

A lei disporá sobre a inclusão de novas disciplinas na grade curricular do Ensino Médio.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Proposta de Lei Complementar

 
Altera a Lei n.º 9.394, de 1996, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da matéria de Direitos Humanos e Cidadania na Grade Curricular do Ensino Médio. Com o intuito de promover a difusão dos Direitos e Garantias Fundamentais aduzidos na Constituição Federal e dá outras providências.
 
O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1º O art. 26 da Lei n.º 9.394, de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da educação, passa a vigorar acrescido do seguinte § 7º:


"Art. 26

.................................................................................................

§7º A disciplina de Cidadania e Direitos Humanos constituirá componente curricular obrigatório da grade escolar da educação infantil e do ensino fundamental e médio."

Art. 2º Esta disciplina será ministrada, obrigatoriamente, com base no Art. 5º da Constituição Federal, servindo como base para debates e estudos no campo dos Direitos e Garantias Fundamentais.

Paragráfo Único. Não se exclui de apreciação por parte dos alunos, casos concretos em que a substância formal e/ou material, seja considerada Direitos Humanos.

Art. 3º O professor deverá ser especialista em Direitos Humanos.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 02 de Outubro de 2009.

Adalberto Fraga Veríssimo Junior


Justificação / Exposição de Motivos

 
Os alunos possuem disciplinas introdutórias aos cursos provenientes da Ciências Exatas, como por exemplo, Matemática, Física e Quimica, também possuem iniciação à área de Biológicas, com Ciências ou Biologia, e das Humanas, Filosofia e Sociologia, mas não possuem uma iniciação à uma área das Ciências Sociais Aplicadas, como é o caso do Direito, sem contar que é de grande valia saber os direitos que você detém e como fazer para protegê-los.

Ao propor este Projeto de Lei, a intenção foi de que os nossos jovens pudessem se deparar com uma visão um pouco mais jurídica comparada com a sociedade em que convivem. É certo que nenhum professor vai exigir que eles tenham os códigos na ponta da língua, muito menos que sigam carreira jurídica, contudo deve-se salientar que uma vez conhecedores de seus direitos e obrigações, como cidadãos que são, estes alunos não serão objeto fácil de ludibriações por parte dos que se acham mais favorecidos

Basta ressaltar que a data deve ser allterada, foi posta apenas como referência temporal e espacial.
Importante:
1 - Todas as propostas de lei podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Marcia (09/04/2010 às 20:21:05) IP: 189.50.157.14
E isso uma boa pois os nosso jovens estao se perdendo a cada dia pois pais aceitam tdo. e nao é bem asim temos jovem qe sao ameaçados na escolas e muitos sao vitimas de varios cingamenos e ate de arraceiros e nos professores estamos e mao ataad e se tiver ma lei qe fncione nao so na grade crricular de cidadania , respeito pela escola professore e ao alunos com certeza melhoraremos nossos jovens e ate quem sabe se forem punidos deveriam ser chamado os responsaveis e jnto a familia e escola jntos
2) Marcia (09/04/2010 às 20:27:39) IP: 189.50.157.14
prescisamos de masi apoio nas escolas e guando escola ,familia e lei conselho ttelar e igreja, andarem jntos e com a mesma opiniao teremos mais jovem consiente, cidadao e reponsavel aim nao teriamos que estar jogando culpa em alguem? pais joga culpa na escola ou vice versa mas os pais estao abandonado se filhos a merce dos outros e se preocupando no TER. E ESKECENDO DO SER. estao criando filhos sem valores, respeito familiar e para com os outros e as nossas leis e governos esta vedo se perder
3) Sônia (21/11/2010 às 12:18:12) IP: 187.111.233.240
Considero interessante a proposta de lei, no entanto, entendo absolutamente desnecessária a exigência de um especialista em direitos humanos para ministrá-la. Também considero improdutivo no ensino infantil e fundamental. A disciplina deve ser parte do programa curricular do ensino médio, quando o idivíduo está entrando na fase do exercício da cidadania - direito de votar (16 anos) no final desse nível de ensino.
4) Wallinson (11/05/2012 às 18:36:12) IP: 200.205.217.2
Acressento ainda aplicação do curso de direitos fundamentais que é de extrema necessidade para formação de alunos do ensino médio.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados