Você não está conectado 
Faça o login no JurisWay:





Não tem conta?
Cadastre-se no JurisWay

Esqueceu a senha?
Crie uma nova

Cursos > Direito Processual do Trabalho > Leonardo Tadeu

Recurso Ordinário

Como se pode notar, somente as autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica é que estão isentas do recolhimento das custas.

No tocante às entidades fiscalizadoras do exercício profissional, seguindo entendimento fixado pelo Supremo Tribunal Federal, tem-se entendido que os Conselhos Regionais são autarquias especiais, o que lhes assegura as prerrogativas previstas no Decreto-Lei nº 779/1969, ou seja, não há falar em recolhimento de custas processuais e de depósito recursal.

Veja esta recente decisão do Col. TST:

 

RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO NA VIGÊNCIA DA LEI Nº 13.015/2014. PRELIMINAR DE NULIDADE POR NEGATIVA DE PRESTAÇÃO JURISDICIONAL. Deixa-se de analisar a preliminar de negativa de prestação jurisdicional com fundamento no art. 249, § 2º, do CPC/1973 (vigente à época da interposição do recurso). Recurso de revista não conhecido. DESERÇÃO DO RECURSO ORDINÁRIO. CONSELHO DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL. NATUREZA JURÍDICA. APLICABILIDADE DOS PRIVILÉGIOS DO DECRETO-LEI 779/1969. INEXIGIBILIDADE DE RECOLHIMENTO DE CUSTAS PROCESSUAIS E DEPÓSITO RECURSAL PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO. Acerca da extensão dos privilégios do Decreto-Lei nº 779/1969 aos conselhos de fiscalização profissional, a jurisprudência desta Corte superior, seguindo entendimento fixado pelo Supremo Tribunal Federal, tem-se firmado no sentido de que os Conselhos Regionais são autarquias especiais, o que lhes assegura as prerrogativas previstas no dispositivo legal referenciado. Assim, vem reconhecendo aos Conselhos Regionais as prerrogativas de dispensa do depósito recursal e de pagamento ao final de custas processuais, ou seja, não há falar em recolhimento de custas processuais e de depósito recursal como procedimento prévio para interposição de qualquer recurso. Precedentes da SBDI-1/TST. Recurso de revista conhecido e provido. (RR - 280-32.2013.5.04.0663 , Relatora Ministra: Maria Helena Mallmann, Data de Julgamento: 15/08/2018, 2ª Turma, Data de Publicação: DEJT 17/08/2018)



 
35
 
Este módulo possui 45 páginas.
Você está na página 35 (78%)

Voltar ao Início do Curso
Você não está logado! Login
Caso queira salvar este curso em seu histórico, faça login no JurisWay e volte ao início do curso.
Quer ir para uma página específica?

Ou veja a estrutura do curso:

Recurso Ordinário

3,90625E-03s - 3,90625 ms