JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Pais pagam uma mensalidade a mais por ano com atividades extras de escolas

Fonte: Bom dia Brasil 29/10/2010

Texto enviado ao JurisWay em 29/10/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



São passeios, viagens, livros. Um professor de economia fez o cálculo de quanto esses extras pesam no orçamento dos pais.

Nesta época do ano, os pais recebem a notícia: a mensalidade da escola vai subir. Estes são os gastos informados à família, mas existem outros...

É importante ficar atento antes de renovar a matrícula. A escola prevê atividades extracurriculares, passeios, viagens? Qual o custo disso?

No meio da aula, o recado: mais uma taxa a caminho para alguma atividade escolar. "Minha mãe fala que cada vez a escola aumenta mais”, diz uma aluna.

É para feira cultural, livro paradidático, passeio... "Já deixei de ir para um monte de passeio ou fiquei sem o livro também", reclama uma aluna.

“É chato não ir, porque fico longe dos amigos”, lamenta um menino.

A escola tenta explicar a razão das despesas extras. “Essas taxas são necessárias para atividades que complementam o processo de aprendizagem. Na maioria das vezes é necessário que o aluno faça uma pesquisa de campo, leia uma obra literária. Nós informamos com um mês antecedência, parcelamos em duas ou três vezes”, explica a diretora da escola Ana Paula Oliveira.

Mas não é simples convencer os pais, que já bancam as mensalidades, o uniforme, os livros, o material escolar. Sem falar no lanche.

“Primeiro tem que explicar o porquê e se realmente vai ser necessário, porque já paga a mensalidade”, cobra a fisioterapeuta Vanessa Coelho.

"Não pode deixar de mandar ou a criança fica traumatizada", diz o bancário Roberto Monteiro.

"Recebi algumas coisas e já fiz as contas de ontem para hoje e tem uns R$ 40 para pagar”, aponta a dona de casa Maria Tereza Maldonado.

O que muitos pais não sabem é o quanto representam esses gastos extras durante um ano inteiro. A fisioterapeuta Laila Gebara de Sousa é mãe da Giovanna, de 4 anos, que já está na escola e diz que “todo mês tem uma taxa extra. Não tenho a menor ideia de quanto gasto por mês”.

Pedimos ajuda ao professor de economia Carlos Eduardo para fazer as contas com a Laila. De taxas que não estavam previstas, ela gastou R$ 505 até agora. No ano, os extras podem representar uma boa parte do orçamento total com educação.

“Pode ter um aumento na despesa de 10% a 15% do que se está habituado a pagar por mês. Isso pode dar mais do que uma mensalidade. Isso pesa”, calcula o professor de economia Carlos Eduardo Stempniewski.

“Tem que trabalhar muito para pagar a conta da criança”, diz Laila.

De acordo com o Procon de São Paulo, as instituições de ensino devem informar de maneira clara, no ato da matrícula, sobre as atividades extras previstas para o ano letivo, que envolvam viagens ou passeios culturais - especialmente, aquelas que impliquem em custos para os pais. A escola não pode simplesmente dispensar os alunos que não participarem desses passeios. Deve providenciar atividades dentro da própria escola.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados