JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

13º salário deve injetar R$ 85 bilhões na economia brasileira em 2009

Fonte: R7 10/11/2009

Texto enviado ao JurisWay em 10/11/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Cerca de 70 milhões de pessoas devem ser beneficiadas, segundo cálculos do Dieese

O pagamento do 13º salário deve injetar R$ 84,8 bilhões na economia brasileira até dezembro de 2009. Esse valor é 8,7% superior ao distribuído no ano passado e representa aproximadamente 2,8% do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas por uma nação) do país.

Cerca de 70 milhões de brasileiros serão beneficiados pelo abono de final de ano, segundo estimativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que engloba o pagamento a trabalhadores do mercado formal, inclusive os empregados domésticos e beneficiários da Previdência Social, aposentados e aqueles que recebem pensão da União e dos Estados.

O número de trabalhadores que receberá o 13º salário em 2009 é cerca de 2,4% superior ao de 2008. Segundo estimativa do Dieese, 1,7 milhões de pessoas passaram a receber o benefício, por terem pedido aposentadoria ou pensão ou se incorporado ao mercado de trabalho ou ainda formalizado o vínculo empregatício. O total de beneficiários só são não cresceu mais em razão das demissões registradas entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano.

Dos brasileiros que receberão o benefício, aproximadamente 26,8 milhões, ou 38,3%, são aposentados ou pensionistas da Previdência Social. Os empregados formais (42,1 milhões de pessoas) correspondem a 60,3% do total. Entre estes, os empregados domésticos com carteira de trabalho assinada totalizam quase 1,8 milhão, equivalendo a 2,5% desse conjunto de beneficiários do abono natalino.

Outros 1 milhão de pessoas mais ou menos (ou 1,4% do total) são aposentados e beneficiários de pensão da União (Regime Próprio). Há ainda um conjunto de pessoas constituído por aposentados e pensionistas dos Estados (regime próprio) que vai receber o 13º e que não puderam ser quantificados.

A estimativa feita pelo Dieese leva em conta dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ambos do Ministério do Trabalho e Emprego.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados