JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Idec reprova qualidade do feijão brasileiro

Fonte: Destak 21/10/2009

Texto enviado ao JurisWay em 27/10/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 


Testes do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) com o feijão que o brasileiro consome nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste constataram que a qualidade do alimento deixa muito a desejar.

Quinze das 33 amostras (45%) diziam nas embalagens que os grãos nelas contidos eram de um determinado tipo, mas, segundo as análises, faziam parte de um tipo inferior. Sete marcas continham até insetos vivos - entre elas, a Bom Preço, uma das mais caras do mercado, segundo o levantamento.

Larvas vivas foram encontradas na marca Kicaldo; na marca Bastida foi detectado Ensossulfam (agrotóxico proibido na lavoura de feijão) e o inseticida clorpirifós em níveis acima do limite estipulado por lei.

Para o instituto, a presença dessas substâncias implica necessidade de recolhimento dos produtos e comunicação aos consumidores.

"O fornecedor deveria recolher não só os produtos que estão nos supermercados, mas todos aqueles que já foram vendidos, pois são impróprios para o consumo. Deixar de comunicar aos consumidores a periculosidade do produto também é prática infrativa", afirma Renata Farias, advogada do Idec.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados