2008 (Primeiro)

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

Até agora, 64% acertaram esta questão.

9.275 pessoas responderam.

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho


78ª Questão:

João moveu reclamação trabalhista contra a Empresa Delta Ltda., pleiteando pagamento de adicional de insalubridade. Alegou, na inicial, que tinha contato permanente com o elemento A, nocivo à saúde. Realizada a perícia, ficou constatado que João trabalhava em condições nocivas, porém em contato permanente com o elemento B e, não, como afirmado na inicial, com o elemento A. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

a) A reclamação trabalhista movida por João deve ser extinta sem o julgamento do mérito, visto que o pedido se torna juridicamente impossível, em virtude de o elemento nocivo justificador do pedido não ter sido o mesmo detectado pela perícia.

1.468 marcações (16%)
b) O juiz deve abrir prazo para que João reformule o pedido e substitua o agente nocivo.

1.018 marcações (11%)
c) A ação deve ser julgada improcedente, visto que a prova dos autos não se coaduna com o pedido.

885 marcações (10%)
d) Tendo a perícia concluído que João trabalhava em condições insalubres, o fato de ele ter apontado agente insalubre diverso não prejudica o pedido de adicional de insalubridade.

5.904 marcações (64%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2008.