Auditor - TCE/AM 2007
Elaboração: FCC
Prova aplicada em Julho/2007

Questão 8 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 1 a 10

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto a seguir.






Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

Essa insistência na natureza indiciária da medicina inspirava-se na contraposição - enunciada pelo médico pitagórico Alcmeon - entre a imediatez do conhecimento divino e a conjeturalidade do humano.

O trecho acima está correto e claramente reescrito em:


A A oposição - exposta por Alcmeon, médico pitagórico - entre a imediatez do conhecimento divino e a presumibilidade do conhecimento humano influenciava tal insistência na índole semiótica da medicina.
  
B O caráter imediato do conhecer divino, quando oposto à natureza idílica da sabedoria dos seres humanos, segundo asseverou Alcmeon, médico da era de Pitágoras, o inspirava na reiteração constante da natureza indiciária da medicina.
  
C Alcmeon, médico pitagórico, reivindicou a contraposição entre a perenidade dos conhecimentos de Deus e a contingencialidade dos homens, dicotomia inspiradora dessa evidente permanência do caráter indiciário da medicina.
  
D O paradoxo entre a permeabilidade do conhecimento divino e opacidade do humano emitido pelo médico pitagórico Alcmeon, determinou, por princípios inspiradores, a perseverança desse perfil indiciário que a medicina tem.
  
E A reiteração desse caráter sintomático (ou semiológico) da medicina era forjada na ambivalência − proferida por Alcmeon − médico pitagórico − entre o saber indiscutível dos deuses e o saber comum do homem.