Analista Judiciário - Área Direito - TJ/SE 2004
Elaboração: TJ
Prova aplicada em 2004

Questão 13 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 11 a 14




Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

Sobre o ponto de vista do autor, de acordo com a leitura completa do fragmento de texto acima, é correto afirmar que:


A o autor tende à parcialidade ao longo do texto, especialmente no que diz respeito ao governo e ao jornal em que trabalha, colocando- se mais vezes a favor deste do que daquele.
  
B o autor preocupa-se, ao longo do texto, em levantar aspectos favoráveis ao governo na questão do CFJ, o que fica evidente nas primeiras linhas, nas quais se parte do pressuposto de que o contexto desfavorável prejudicou o governo.
  
C o autor preocupa-se, ao longo do texto, em demonstrar o quão imparcial foi, na questão do CFJ, a imprensa e, em particular, o jornal em que trabalha, de modo que as conseqüências negativas angariadas pelo governo ficam entendidas como decorrentes de sua vontade de censurar.
  
D o autor tenta ser, ao longo do texto, imparcial e levantar dados que confirmem que a imprensa - e o jornal em que trabalha - privilegiou os ataques ao governo na questão do CFJ, apesar de notar que o governo, por sua vez, parece tender a restringir a ação da imprensa e a “discipliná-la”.
  
E O autor, ao longo do texto, frisou que o governo restringe a ação da imprensa e pretende discipliná-la, apesar de os levantamentos feitos no jornal em que trabalha revelarem a tendência da imprensa em atacar o CFJ.