Prova Concurso Público - TJ/SE - Analista Judiciário - Área Direito - 2004 - TJ

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 39% acertaram esta questão.

465 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 11 a 14




Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


13ª Questão:

Sobre o ponto de vista do autor, de acordo com a leitura completa do fragmento de texto acima, é correto afirmar que:

a) o autor tende à parcialidade ao longo do texto, especialmente no que diz respeito ao governo e ao jornal em que trabalha, colocando- se mais vezes a favor deste do que daquele.

58 marcações (12%)
b) o autor preocupa-se, ao longo do texto, em levantar aspectos favoráveis ao governo na questão do CFJ, o que fica evidente nas primeiras linhas, nas quais se parte do pressuposto de que o contexto desfavorável prejudicou o governo.

38 marcações (8%)
c) o autor preocupa-se, ao longo do texto, em demonstrar o quão imparcial foi, na questão do CFJ, a imprensa e, em particular, o jornal em que trabalha, de modo que as conseqüências negativas angariadas pelo governo ficam entendidas como decorrentes de sua vontade de censurar.

99 marcações (21%)
d) o autor tenta ser, ao longo do texto, imparcial e levantar dados que confirmem que a imprensa - e o jornal em que trabalha - privilegiou os ataques ao governo na questão do CFJ, apesar de notar que o governo, por sua vez, parece tender a restringir a ação da imprensa e a “discipliná-la”.

182 marcações (39%)
e) O autor, ao longo do texto, frisou que o governo restringe a ação da imprensa e pretende discipliná-la, apesar de os levantamentos feitos no jornal em que trabalha revelarem a tendência da imprensa em atacar o CFJ.

88 marcações (19%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em 2004.