JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Provas Anteriores - Concurso Público

TRT/SC
Analista Judiciário - Área Administrativa - Março/2008
Elaboração: TRT


 


Clique na alternativa desejada e depois no botão "Conferir Resposta" abaixo das alternativas.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 11 a 12

Leia o texto abaixo, um fragmento do livro Verdade Tropical, de Caetano Veloso, para responder às questões 11 e 12.

Glauber Rocha, o jovem diretor baiano, tinha se tornado, a essa altura, um verdadeiro líder cultural. Depois de rodar Barravento, quando ainda morava na Bahia, ele impressionou diretores e críticos europeus com Deus e o Diabo na Terra do Sol, filme cheio de uma selvagem beleza que nos excitou a todos com a possibilidade de um grande cinema nacional. Não se tratava de uma conquista de padrão de qualidade: essa tinha sido a meta da Vera Cruz, produtora criada pelo empresário paulista Franco Zampari, que construiu um estúdio bem estruturado onde se produziram, até metade dos anos 50, filmes de bom acabamento. Para dirigir o empreendimento, Zampari convidou Alberto Cavalcanti, o cineasta brasileiro que atuara com sucesso na Inglaterra e na França e voltava ao Brasil atendendo a esse convite da elite brasileira para instituir uma indústria cinematográfica de alto nível entre nós. Era uma tentativa de superar o estágio primitivo do cinema comercial brasileiro, representado pelas comédias carnavalescas cariocas conhecidas como "chanchadas", uma fórmula inaugurada com sucesso nos anos 30. O movimento do Cinema Novo, na primeira metade dos anos 60, opôs-se tanto ao academicismo das produções respeitáveis da Vera Cruz quanto ao primarismo das chanchadas. A vitória de prestígio do movimento sobre essas duas tendências não foi atingida sem dificuldade, e não se pode dizer que a desatenção - quase hostilidade - a produções como O cangaceiro (Vera Cruz) ou O homem do Sputnik (chanchada) não pareçam hoje francamente injustas.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


11ª Questão:

Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que

a)no trecho “Glauber Rocha, o jovem diretor baiano, tinha se tornado...”, do início do texto, os termos destacados são, respectivamente, sujeito e aposto. Se eles forem trocados de lugar “O jovem diretor baiano Glauber Rocha tinha se tornado...”, feitas as adaptações necessárias, os termos exercerão as mesmas funções sintáticas que tinham no texto original.
b)a leitura do texto permite afirmar que, para o autor, as produções O cangaceiro e O homem do Sputnik são exemplos, respectivamente, de um filme da Vera Cruz e de uma chanchada aos quais não se deu a merecida atenção.
c)no trecho “filme cheio de uma selvagem beleza que nos excitou a todos”, os termos destacados exercem a mesma função sintática, embora o primeiro não seja preposicionado, e o segundo o seja. Essa construção pleonástica é condenada pela tradição gramatical.
d)o trecho “Não se tratava de uma conquista de padrão de qualidade”, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Não tratava de uma conquista de padrão de qualidade”. Essa possibilidade ocorre porque o verbo “tratar-se” pode ou não ser pronominal.
e)no trecho “não se pode dizer que a desatenção - quase hostilidade - a produções como O cangaceiro (Vera Cruz) ou O homem do Sputnik (chanchada) não pareçam hoje francamente injustas”, a flexão no singular do verbo destacado é obrigatória.
Clique na alternativa desejada e depois no botão
``Conferir Resposta´´ abaixo das alternativas.
Se quiser apenas ver o gabarito, clique em: Gabarito

Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2008.
 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados