Analista Judiciário - Área Administrativa - TRT/SC 2008
Elaboração: TRT
Prova aplicada em Março/2008

Questão 12 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 11 a 12

Leia o texto abaixo, um fragmento do livro Verdade Tropical, de Caetano Veloso, para responder às questões 11 e 12.

Glauber Rocha, o jovem diretor baiano, tinha se tornado, a essa altura, um verdadeiro líder cultural. Depois de rodar Barravento, quando ainda morava na Bahia, ele impressionou diretores e críticos europeus com Deus e o Diabo na Terra do Sol, filme cheio de uma selvagem beleza que nos excitou a todos com a possibilidade de um grande cinema nacional. Não se tratava de uma conquista de padrão de qualidade: essa tinha sido a meta da Vera Cruz, produtora criada pelo empresário paulista Franco Zampari, que construiu um estúdio bem estruturado onde se produziram, até metade dos anos 50, filmes de bom acabamento. Para dirigir o empreendimento, Zampari convidou Alberto Cavalcanti, o cineasta brasileiro que atuara com sucesso na Inglaterra e na França e voltava ao Brasil atendendo a esse convite da elite brasileira para instituir uma indústria cinematográfica de alto nível entre nós. Era uma tentativa de superar o estágio primitivo do cinema comercial brasileiro, representado pelas comédias carnavalescas cariocas conhecidas como "chanchadas", uma fórmula inaugurada com sucesso nos anos 30. O movimento do Cinema Novo, na primeira metade dos anos 60, opôs-se tanto ao academicismo das produções respeitáveis da Vera Cruz quanto ao primarismo das chanchadas. A vitória de prestígio do movimento sobre essas duas tendências não foi atingida sem dificuldade, e não se pode dizer que a desatenção - quase hostilidade - a produções como O cangaceiro (Vera Cruz) ou O homem do Sputnik (chanchada) não pareçam hoje francamente injustas.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que


A no trecho "essa tinha sido a meta da Vera Cruz, produtora criada pelo empresário paulista Franco Zampari, que construiu um estúdio", os três termos destacados exercem a função sintática de sujeito.
  
B no trecho "Franco Zampari, que construiu um estúdio bem estruturado onde se produziram, até metade dos anos 50, filmes de bom acabamento", o termo destacado pode ser trocado por "aonde".
  
C o trecho "um estúdio bem estruturado onde se produziram, até metade dos anos 50, filmes de bom acabamento", o termo destacado não pode ser flexionado no singular.
  
D as expressões “estúdio bem estruturado”, “indústria cinematográfica de alto nível”, “academismo” e “produções respeitáveis” referem-se, no texto, ao empreendimento de Franco Zampari, a produtora Vera Cruz, cujo trabalho serviu de referência para o alto padrão de qualidade alcançado e almejado por Glauber Rocha.
  
E as expressões “estágio primitivo do cinema comercial brasileiro”, “comédias carnavalescas cariocas”, “prestígio do movimento” e “primarismo” referem-se, no texto, às chanchadas, fórmula cinematográfica de sucesso nos anos 30, cujo trabalho serviu de referência para o alto padrão de qualidade alcançado por Glauber Rocha.