JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Provas Anteriores - Concurso Público

TJ/MT
Juiz Estadual - Junho/2006
Elaboração: Vunesp


 


Clique na alternativa desejada e depois no botão "Conferir Resposta" abaixo das alternativas.

Língua Portuguesa


5ª Questão:

Leia os fragmentos.



I- O povo, Doroteu, é como as moscas que correm ao lugar aonde sente o derramado mel. Tomás Antonio Gonzaga



II- A música da morte, a nebulosa, a estranha, imensa música sombria passa a tremer pela minh'alma e fria, gela, fica a tremer, maravilhosa. Cruz e Sousa



III- Vandalismo Meu coração tem catedrais imensas, Templos de priscas e longínquas datas, Onde um nume de amor, em serenatas, Canta a aleluia virginal das crianças. Augusto dos Anjos



IV- Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura produziram este açúcar com que adoço meu café esta manhã em Ipanema. Ferreira Gullar



Assinale a alternativa correta, referente aos fragmentos.



a)Os textos I e II pertencem ao Arcadismo, havendo a preocupação com o “Carpe Diem” e o ideal do “Fugire Urbem”, assim como o emocionalismo romântico de idealização da amada.
b)O texto II, através das imagens apresentadas, procura representar a transcendência, a transformação da realidade banal e cotidiana para outras dimensões metafísicas, características do Simbolismo.
c)Os textos III e IV apresentam o subjetivismo e o desejo de evasão no espaço, reforçando uma concepção romântica da existência, com sujeito lírico que confessa seu amor pela amada.
d)No texto III, assim como em toda a poesia contemporânea, nota-se uma preocupação de engajamento dos escritores nas questões sociopolíticas de seu tempo, permeando toda a produção dessa época.
  
Clique na alternativa desejada e depois no botão
``Conferir Resposta´´ abaixo das alternativas.
Se quiser apenas ver o gabarito, clique em: Gabarito

Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2006.
 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados