JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Pai quer exonerar pensão alimentícia prestada ao filho que atingiu a maioridade

Argumentos do Autor na Petição Inicial:

Klaus com base no fato da maioridade de seu filho alega que os alimentos decorrem do poder familiar, e devem cessar quando os filhos alcançam a maioridade.

Que de acordo com o art. 1.630 do NCC/02, "os filhos estão sujeitos ao poder familiar, enquanto menores", a própria lei estaria pondo termo à obrigação, tal seja, o fim da menoridade, cita a jurisprudência do TJMG, tendo por relator o desembargador Edílson Pimenta:


APELAÇÃO CÍVEL Nº. 1.0433.02.069825-7/001
SEXTA CÂMARA CÍVEL
ALIMENTOS - AÇÃO DE EXONERAÇÃO - MAIORIDADE DO ALIMENTANDO - CONTINUIDADE DOS ESTUDOS - COMPROVAÇÃO INSUFICIENTE. Não tendo restado comprovado que o filho, apesar de maior, se enquadra nos casos excepcionais previstos em lei para a prorrogação do encargo alimentar (inaptidão laborativa, grave enfermidade ou incapacidade para custear os estudos), a procedência do pedido de exoneração se impõe.

Que o fato de o alimentando estar trabalhando em uma grande empresa de engenharia e com um salário inicial de R$500,00 (quinhentos reais), vem corroborar com a ruptura do vínculo jurídico decorrente do poder familiar, justificando o pedido.

Que o alimentando, hoje maior e capaz, tem rendimento próprio, mora na casa da mãe e não sofre de qualquer enfermidade que o impossibilite de prover a própria mantença, portanto, não carece de postergar a obrigação alimentar prestada pelo pai.

Que diante de tais fatos requer a exoneração da obrigação de prestar alimentos ao filho Hélio.



Próximo Passo:

Argumentos do Réu (Contestação)


Rever:

Descrição do Caso

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados