JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Fazenda Pública Estadual penhora bens particulares de sócio ao perceber que empresa não tem recursos

Argumentos do Réu na Contestação:

Da Impugnação aos Embargos e argumentos da Fazenda Pública Estadual.

A Fazenda Pública Estadual impugnou os embargos sob a alegação de que aos sócios, e principalmente ao sócio gerente, impunha a obrigação de conduzir os negócios da empresa sob constante vigilância e obediência à normas legais, e que a administração irresponsável dos administradores e a inadimplência é que davam origem aos imensos passivos fiscais que, a seu turno, oneravam os demais os contribuintes, com a necessidade de alta carga tributária, e prejudicava os cidadãos, de forma geral, pela falta de recursos para fazer face aos serviços públicos essenciais de responsabilidade do Estado.

Alegou, ainda, que a responsabilidade solidária do sócio era prevista pelo Código Tributário Nacional no seu artigo 135, III, do Código Tributário Nacional, com o seguinte teor.

"São pessoalmente responsáveis pelos créditos correspondentes a obrigações tributárias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infração de lei, contrato social ou estatutos:
...
III - os diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurídicas de direito privado"


A procuradoria da fazenda destacou que a Ação de Execução Fiscal foi inicialmente movida contra a empresa, pessoa jurídica, e que, somente depois de constatar que a empresa não possuía patrimônio suficiente para quitar o seu passivo fiscal é que foi redirecionada contra o seu sócio gerente.

Por fim, pediu pela manutenção e prosseguimento da execução redirecionada.


Próximo Passo:

Informações Adicionais


Rever:

Descrição do Caso

Argumentos do Autor (Petição Inicial)

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados