Você não está conectado 
Faça o login no JurisWay:





Não tem conta?
Cadastre-se no JurisWay

Esqueceu a senha?
Crie uma nova

Provas da OAB - 2ª Fase



Achou esta página útil? Então...

XX Exame de Ordem (2016.2) (Reaplicação Porto Velho/RO) - Situação-Problema - Questão 3 da prova da OAB 2ª fase de Direito Administrativo com a resposta formulada pela própria banca e o valor de cada item.

Direito Administrativo

XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO (2016.2) (Reaplicação Porto Velho/RO)
FGV - Prova aplicada em 09/10/2016


Situação-Problema

Questão 3



 

No edital de licitação de contrato que tem como objeto exclusivo a concessão de serviço público, consubstanciado na concessão de rodovia federal, o poder concedente admitiu que o concessionário se utilizasse de fontes alternativas de renda, por meio de exploração de placas de publicidade. 

 

Sobre o caso, responda aos itens a seguir.

 

A)       É possível que esse contrato de concessão de serviço público preveja que o concessionário obtenha receitas de forma alternativa às tarifas pagas pelos usuário de serviço? (Valor: 0,60)

B)        Em se admitindo, a receita obtida poderá ser integralmente revertida para o concessionário que explora a atividade econômica ? (Valor: 0,65)

 

Obs.: o examinando deve fundamentar suas respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.



Resposta FGV

Para ver a resposta da FGV, role a tela mais um pouco...




Padrão de Resposta / Espelho de Correção


 

A questão busca verificar o conhecimento do examinando sobre a concessão de serviços públicos, disciplinada pela Lei nº 8.987/95.

A)                 O Art. 11 do diploma legal dispõe que o edital de licitação pode prever, em favor das concessionárias, fontes de receita alternativas, complementares, acessórias à tarifa. Sendo assim, é perfeitamente possível a previsão em edital de obtenção de receita decorrente da exploração de placas de publicidade.

B)                 A receita decorrente da exploração de placas de publicidade pode ser revertida integralmente para o concessionário, desde que seja considerada para a aferição do equilíbrio econômico-financeiro inicial da relação jurídica, na forma do Art. 11, parágrafo único, da Lei nº 8.987/95.

 

Distribuição dos Pontos

ITEM 

A. Sim. O edital de licitação pode prever que o concessionário obtenha fontes de receita alternativa (0,50), nos moldes do Art. 11 da Lei nº 8.987/95 (0,10).

PONTUAÇÃO

0,00/0,50/0,60

B. Sim, mas a fonte de receita deve ser obrigatoriamente considerada para a

 

aferição do equilíbrio econômico-financeiro inicial da relação jurídica (0,55), nos termos do Art. 11, parágrafo único, da Lei nº 8.987/95 (0,10).

0,00/0,55/0,65

 



- Voltar para lista de questões de Direito Administrativo


Questão Anterior
SP -   O Governador do Estado X convenceu o diretor financeiro de uma... (1,25)


Próxima Questão
SP -   Autopista Veloz S.A, na qualidade de signatária do Contrato de... (1,25)


- Voltar para lista de matérias OAB 2ª Fase




Achou esta página útil? Então...



Comentários